[weglot_switcher]

Novobanco estende parceria tecnológica com Nasdaq

O banco alargou a sua utilização da plataforma Calypso do Nasdaq para apoiar todas as suas operações no mercado de capitais.
14 Janeiro 2025, 19h39

O Novobanco e o Nasdaq anunciaram hoje a extensão da sua parceria tecnológica de longa data. O banco alargou a sua utilização da plataforma Calypso do Nasdaq para apoiar todas as suas operações no mercado de capitais.

O Nasdaq Calypso é uma plataforma global de gestão de comércio multi-asset projetada para agilizar a negociação, compensação, gestão de risco e pós-venda.

“O Novobanco utiliza a solução para o processamento de back-office, há mais de uma década e irá agora incorporar a funcionalidade de risco e front-office para integrar totalmente a tecnologia subjacente às suas operações de tesouraria”, avança o quarto maior banco português.

“Consolidar a nossa função de tesouraria numa única plataforma é mais um passo importante no nosso posicionamento como um banco português independente, sólido e de sucesso”, afirmou Nuno Duarte, Diretor de Tesouraria e Finanças do Novobanco.

“Esta parceira com a Nasdaq vem simplificar a nossa infraestrutura e melhorar a eficiência de nossas operações, ficamos melhor posicionados para oferecer uma experiência mais personalizada e centrada no cliente, enquanto asseguramos um crescimento sustentável”, acrescenta.

Ao adotar esta solução (Nasdaq Calypso) o Novobanco diz que aumenta a sua eficiência operacional e agilidade, aproveitando a tecnologia para apoiar as suas crescentes necessidades de negócio.

Gil Guillaumey, senior vice-president de Tecnologia de Mercados de Capitais da Nasdaq, citado na nota diz que “os bancos europeus estão numa extraordinária jornada de modernização e a decisão de consolidar a infraestrutura de mercados de capitais do Novobanco sublinha o compromisso do banco com a inovação e com a excelência dos serviços prestados aos clientes”.

“Com esta parceria, o Novobanco ganha a flexibilidade e a escalabilidade necessárias para cumprir as novas normas do setor, adaptar-se às mudanças regulamentares e aproveitar novas oportunidades de crescimento. Isto é um marco significativo na transformação em curso do banco”, diz Gil Guillaumey.

Implementado na cloud, o Nasdaq Calypso “oferece escalabilidade para permitir a adaptação às condições dinâmicas do mercado e à evolução dos requisitos regulamentares”.

A sua abordagem integrada elimina processos manuais, melhora a resiliência e oferece uma experiência de utilizador consistente, posicionando o banco para oferecer um serviço de alta qualidade num cenário financeiro em rápida mudança.

O Nasdaq Calypso suporta atualmente os fluxos de trabalho de tesouraria do Novobanco, desde a regularização de transações até aos processos de pagamento e contabilidade.

“A expansão da utilização deste sistema para incluir funções de front-office e de risco cria um sistema eficiente e integrado, alinhado com as melhores práticas do setor”, refere o banco em comunicado.

O  banco considera que “isto simplifica as operações, centraliza os dados, aumenta a transparência ao longo do ciclo de vida das transações em todas as classes de ativos e permite a tomada de decisões em tempo real, apoiada por análises de preços e de risco em tempo real”.

“APIs padronizadas garantem uma conetividade perfeita com os mercados de capitais em todo o mundo”, acrescenta o banco.

Utilizam a tecnologia da Nasdaq 97% dos bancos globais de relevância sistémica, metade das 25 principais bolsas de valores do mundo, 35 bancos centrais e autoridades reguladoras e mais de 3.500 clientes em todo o sector dos serviços financeiros.

“A Nasdaq baseia-se na sua profunda experiência no setor, na expertise em tecnologia e na experiência em serviços de gestão em cloud para apoiar as empresas de serviços financeiros a resolverem os seus desafios operacionais mais complexos e avançarem na modernização de todo o setor”, lê-se no comunicado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.