O Fundo de Resolução atualizou o valor contabilístico do Novobanco onde tem uma participação de 13,54%. Segundo as nossas fontes, o Fundo do Novobanco tem agora um valor de balanço (bookvalue) de cerca de 1,82 mil milhões de euros, acima dos 1,33 mil milhões registados em 2017, quando o fundo de private equity Lone Star comprou 75% da instituição financeira que nasceu das cinzas do Banco Espírito Santo.
Nessa altura a participação do Fundo de Resolução era de 25% e foi calculada pelo seu justo valor, em 333,3 milhões de euros. Em 2024, a participação acionista do Fundo de Resolução no Novobanco passou a ser de 13,54%. Isto depois da diluição da participação, por conta da conversão dos créditos fiscais emitidos ao abrigo do regime especial de ativos por impostos diferidos, em favor da Direção Geral do Tesouro e Finanças, e depois da aquisição de direitos de conversão no ano passado, que travou a progressão da diluição da posição acionista do Fundo.
Os 13,54% do Novobanco detidos pelo Fundo de Resolução têm agora uma valorização implícita de 246,2 milhões de euros, o que projeta o valor de balanço da totalidade do banco liderado por Mark Bourke para 1,8 mil milhões. O Fundo liderado por Luís Máximo dos Santos não antecipa que venha a ser reconhecida qualquer perda por imparidade.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com