Ainda valendo uma porção muito pequena do total do mercado automóvel (menos de 4%, segundo os dados da ACAP), o segmento de veículos híbridos tem crescido muito em Portugal. Das 483 unidades comercializadas em 2015, o mercado mais que duplicou em 2016, quando se registaram 1023 unidades vendidas. Para este ano, espera-se que este segmento atinja as 2000 unidades, o que, a concretizar-se, representaria uma variação homóloga de 95%.
É neste crescimento exponencial do mercado que a Kia aposta o sucesso das suas novas propostas híbridas plug-in em Portugal: o SUV compacto Niro PHEV e a gama Optima PHEV, da qual a carrinha estará já disponível e o quatro portas chegará em janeiro. O desfasamento deve-se à pouca procura por berlinas no segmento, afirma a Kia ao Jornal Económico.
Comuns às duas propostas são as melhorias aerodinâmicas, para potenciar os consumos e a autonomia em modo elétrico, que no Niro oscila entre os 30 e os 50 km e no Optima consegue mesmo chegar aos 60 km. Assim, ambos os modelos possuem grelhas dianteiras específicas, com aletas ativas, que abrem e fecham consoante as necessidades, bem como difusores traseiros específicos. As baterias carregam-se em três horas num posto público e em menos de sete horas numa tomada doméstica.
O Kia Niro PHEV recorre ao mesmo bloco que equipa a versão híbrida paralela atualmente no mercado. Aliás, a Kia afirma ao Jornal Económico que este modelo não terá – por agora – senão variantes com motorizações híbridas, ficando para breve a estreia de um modelo 100% elétrico. Enquanto este não chega, a locomoção deste pequeno crossover é assegurada pelo motor 1.6 GDi de 105 cv, a que se junta, entre o motor térmico e a caixa automática de dupla embraiagem e seis relações, um motor elétrico de 61 cv, alimentado por uma bateria de 8,9 kWh, para uma potência combinada de 141 cv.
Para o Optima SW está reservado o 2.0 GDi de 156 cv. Ao bloco a gasolina junta-se uma caixa automática de seis relações e ainda um motor elétrico de 68 cv, com baterias de 11,2 kWh, para uma potência combinada de 205 cv.
Bom negócio para empresas
Os novos Niro e Optima PHEV estão muito bem equipados. De série são o painel digital e o ar condicionado automático, com função “motorista”, uma solução herdada do Soul EV. Além disso, há cruise-control adaptativo, travagem automática, câmara de marcha atrás 360º e manutenção na faixa de rodagem, entre outros, como o botão HEV, que força o modo elétrico, e ainda a monitorização do ângulo morto.
Assumidamente dirigidos às empresas – por via dos maiores benefícios fiscais – os preços iniciam-se nos 39.740 euros pedidos pelo Niro PHEV, com um desconto de lançamento de 5000 euros. Para as empresas os preços iniciam-se nos 29.100 euros + IVA. Quanto ao Optima PHEV, os particulares podem adquirir a SW por 48.750 e a berlina por 46.250 euros e beneficiar de um desconto de lançamento de cinco mil euros. No caso das empresas, as propostas são mais aliciantes. Antes de IVA, uma destas carrinhas híbridas custa 33.200 euros, ao passo que a berlina será 500 euros mais barata.
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