[weglot_switcher]

Novos impostos sobre capital arruínam o dia em Wall Street

Não é uma notícia confirmada, apenas um rumor: a administração Biden pode estar a preparar novos impostos sobre os grandes salários e sobre os rendimentos do capital. Wall Street tremeu de imediato.
  • Reuters
22 Abril 2021, 21h27

Os três principais índices de Wall Street não resistiram às notícias que davam conta das intenções da administração democrata de Joe Biden criar novos impostos sobre os salários acima do milhão de dólares e sobre os ganhos de capital. A Casa Branca não confirmou as medidas, mas o rumor foi suficiente para acabar com um dia de negociações que não tinha amanhecido na melhor das posições.

De facto, os índices norte-americanos começaram a sessão desta quinta-feira de forma mista, após fortes ganhos na sessão anterior, com os investidores ainda a digerirem uma série de resultados corporativos e dados otimistas sobre o mercado de trabalho.

Entretanto, o Departamento do Trabalho apresentou uma queda nos pedidos de subsídio de desemprego totalizaram 547 mil, abaixo da estimativa do Dow Jones de 617 mil. Mas nada disso foi suficiente face à possibilidade, que Wall Street considera sempre ‘devastadora’ de novos impostos sobre os ricos, como também é possível chamar à eventual decisão de Joe Biden.

O Dow Jones Industrial Average caiu 0,94%, o S&P 500 perdeu 0,92% e o Nasdaq Composite caiu 0,94% – no final de um dia que os analistas vão re3cordar por muito tempo: é que os mercados mobiliários têm uma reserva em relação aos democratas e quando o partido ganha eleições, Wall Street treme sempre. O facto é que as análises matemáticas não corroboram esta espécie de ‘sensação’ mas aparentemente o ‘divórcio entre Wall Street e os democratas não tem como ser ultrapassado.

“Se houvesse a hipótese de passar, cairíamos 2.000 pontos”, disse Thomas Hayes, analista de mercados da Great Hill Capital, citado pela Reuters, quando lhe pediram para comentar a possibilidade de os novos impostos serem mais que uma especulação dos jornais. Por seu lado, Paul Nolte, da Kingsview Investment Management, disse, também citado pela Reuters, que quando surge uma proposta sobre aumento de impostos sobre ganhos de capital, todos ficam animados “vendem primeiro e fazem perguntas depois”. “É mais uma reação instintiva de curto prazo”, disse.

Recorde-se que Biden pode vir a propor o aumento da do imposto sobre salários acima do milhão de dólares de 37% para 39,6% e quase dobrar os impostos sobre ganhos de capital para 39,6. A proposta visa financiar creches, educação infantil universal e licenças remuneradas para trabalhadores – algo que os investidores de Wall Street tendem a não saber o que é!

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.