[weglot_switcher]

Nuclear: Central de Almaraz pode ficar aberta por mais 6 anos até 2030

Governo de Madrid diz que o plano para adiar o encerramento de Almaraz é “realista e pragmático”.
29 Janeiro 2019, 11h33

A central nuclear de Almaraz corre o risco de ficar aberta por mais tempo face ao previsto anteriormente pelo Governo espanhol. A central espanhola pode ficar aberta por mais seis anos até 2030.

Esta polémica central nuclear fica localizada a 320 quilómetros de Lisboa ou a 160 quilómetros de Portalegre. Almaraz, com dois reatores, é a maior central nuclear de Espanha com 2.010 megawatts de capacidade instalada.

A notícia é avançada esta terça-feira pelo jornal espanhol Cinco Dias que refere uma reunião que teve lugar ontem entre a ministra espanhola da Transição Energética Teresa Ribera e os responsáveis máximos das três grandes elétricas que detém a central de Almaraz: Iberdrola, Gas Natural Fenosa e Endesa.

Segundo um plano divulgado pelo Governo espanhol em novembro, a central nuclear de Almaraz seria fechada em setembro de 2023 e Almaraz II em julho de 2024, conforme avançou a Lusa.

Com o novo plano do Governo de Pedro Sanchéz, “Almaraz pode funcionar, pelo menos, durante mais seis anos”, escreve o jornal espanhol.

Com este acordo, nenhuma central nuclear em Espanha deverá fechar antes de 2025, nem nenhum ficará a funcionar depois de 2035.

Segundo a ministra Teresa Ribera, este é um plano “realista e pragmático”, já as três elétricas considera que o plano vai responder a “critérios objetivos”.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/governo-espanhol-pretende-encerrar-central-nuclear-de-almaraz-ate-julho-de-2024-378712

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.