[weglot_switcher]

Número de vegetarianos em Portugal quadruplicou em 10 anos

Lisboa recebe este sábado o maior evento vegan da Europa. Segundo a consultora AC Nielsen e o Centro Vegetariano – Associação Ambiental para a Promoção do Vegetarianismo, 1,2% dos portugueses não consumem carne nem peixe.
28 Abril 2018, 11h09

O número de vegetarianos em Portugal quadruplicou entre 2007 e 2017. No período de dez anos, a percentagem da população portuguesa que não consume carne nem peixe aumentou de 0,3% para 1,2%, segundo uma investigação da consultora AC Nielsen para o Centro Vegetariano – Associação Ambiental para a Promoção do Vegetarianismo.

A análise, a uma amostra de 2.000 pessoas entre os 15 e os 65 anos, revelou que, ainda assim, apenas 0,6% dos portugueses segue a alimentação vegana (não consome carne, peixe, ovos ou laticínios) e que a maior parte (95%) mantém os alimentos anteriores na sua rotina diária alimentar.

O destaque neste segmento vai para as mulheres e os jovens entre os 25-34 anos, que foram os inquiridos que assinalaram mais vezes “nunca” quando questionados sobre a frequência do seu consumo de carne, peixe, ovos e laticínios.

“Os resultados sugerem que o consumo frequente de carne e peixe parece ter reduzido, ainda que ligeiramente, na última década (de 79% para 77% e de 76% para 70%, respetivamente), o que indica uma tendência de consumo mais ocasional”, refere o estudo, divulgado pela mesma associação.

VeggieWorld em Lisboa

O VeggieWorld, o maior evento vegan da Europa arranca este sábado, no Pátio da Galé. Pela primeira vez, Portugal recebe este encontro de fãs e profissionais ligados aos produtos de origem vegetal. Na Praça do Comércio, em Lisboa, encontrará mais de quatro dezenas de expositores, entre os quais o do Celeiro, patrocinador oficial, com bens de diferentes áreas e setores: agroalimentar, vestuário e calçado, agências de comunicação e marketing, cosmética, tatuagens, entre outros.

No VeggieWorld poderá participar em workshops, assistir a showcookings e ouvir discursos oradores  como André Silva, deputado do PAN – Partido pelas Pessoas, Animais e Natureza; Nuno Alvim, presidente da Associação Vegetariana Portuguesa; Elisa Nair Ferreira, da Aliança Animal; Maria Conceição Dias, sócia fundadora e gerente da empresa Cooking.Lab; Catarina Prista, professora de Microbiologia Funcional e Alimentos Fermentados e sócia da Cooking.Lab; Gabriela Oliveira, autora de livros de cozinha 100% vegetariana; Paula Perez, fundadora da NAE – Vegan Shoes; Tiago Silveira Machado, managing partner da Brandscape – Lifestyle Creativity; Manuel Malfeito Ferreira, professor de Microbiologia dos Vinhos, Vinhos e Gastronomia e Microbiologia Alimentar, do Instituto Superior de Agronomia.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.