A Nvidia concordou em comprar ativos da Groq, uma empresa de design de chips aceleradores de inteligência artificial de alto desempenho, por 20 mil milhões em dinheiro, de acordo com a “CNBC”.
Alex Davis, CEO da Disruptive afirmou que o acordo foi fechado rapidamente. A Groq captou 750 milhões, com uma avaliação de cerca de 6,9 mil milhões, há três meses. Entre os investidores da rodada estavam BlackRock e Neuberger Berman, além de Samsung e CiscoAltimeter e 1789 Capital.
Num comunicado divulgado no site da Groq, a empresa anunciou que “firmou um acordo de licenciamento não exclusivo com a Nvidia para a sua tecnologia de inferência”, sem divulgar o valor da transação. Segundo a publicação, com o acordo, o fundador e CEO da Groq, Jonathan Ross, juntamente com Sunny Madra, presidente da empresa, e outros líderes seniores “vão unir-se à Nvidia para ajudar a desenvolver e expandir a tecnologia licenciada”.
A Groq acrescentou que continuará como uma “empresa independente”, liderada pelo diretor financeiro Simon Edwards como CEO.
Colette Kress, diretora financeira da Nvidia, recusou-se a comentar sobre a transação.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com