A Nvidia encomendou 300 mil chips H20, à fabricante TSMC, para dar resposta à procura vinda da China, avança esta terça-feira a agência noticiosa Reuters. A ação da empresa está atualmente a subir 1,5%, em pré-mercado. Recorde-se que os H20 são dos chips mais avançados que levam a chancela da tecnológica, dirigida por Jensen Huang.
Esta encomenda à TSMC vem confirmar aquilo que Jensen Huang já tinha afirmado a 16 de julho, num evento em Pequim. Na ocasião o CEO da Nvidia disse que a empresa iria aumentar o fornecimento do chip H20, nos próximos meses, face ao regresso da empresa ao mercado chinês.
“Os chips H20 viram as restrições para a China serem levantadas. A largura de banda destes chips é muito boa para os Grandes Modelos de Linguagem (LLM) e para outros novos modelos será excelente. Espero ter mais chips avançados a serem vendidos na China. Atualmente os H20 são muito bons, mas nos próximos anos, aquilo que nos for permitido vender na China nós vamos fazê-lo”, disse na ocasião Jensen Huang, citado pela agência noticiosa Reuters, acrescentando que já “existiam muitas encomendas” para os chips.
Esta nova encomenda da empresa tecnológica de 300 mil chips H20, à TSMC, vai adicionar a um inventário da Nvidia que se calcula se situar entre os 600 mil e os 700 mil chips H20, refere a Reuters. As vendas dos H20 atingiram um milhão de unidades em 2024, salienta a agência noticiosa, baseando-se em dados da consultora SemiAnalysis.
O mercado chinês voltou a ficar operacional para a Nvidia, desde 15 de julho, depois do governo norte-americano ter dado seu aval ao regresso da tecnológica à China, o que originou uma valorização da empresa em bolsa. O mercado da China estava fechado à tecnológica, desde abril, devido ao receios norte-americanos no campo da segurança nacional.
Este fecho do mercado chinês, recorda a Reuters, levou a que a Nvidia tivesse que acomodar um prejuízo de 5,5 mil milhões de dólares, no inventário, e a abdicar de vendas potenciais no valor de 15 mil milhões de dólares.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com