[weglot_switcher]

Nvidia já é a segunda empresa mais valiosa ao ultrapassar capitalização de três biliões de dólares

A Nvidia viu o valor das suas ações crescerem consideravelmente desde que apresentou os resultados trimestrais no fim do mês passado. Apple foi ultrapassada duas vezes só este ano, com as fracas vendas do iPhone a fazerem cair a sua capitalização.
Nvidia
REUTERS/File Photo
6 Junho 2024, 09h53

A Nvidia ultrapassou a Apple e tornou-se, depois de longa espera, a segunda empresa mais valiosa do mundo. Em pouco tempo, a fabricante de semicondutores alcançou uma capitalização de mercado superior a três biliões de dólares (2,75 biliões de euros).

Os investidores da empresa cotada em Nova Iorque continuam a aproveitar o boom da Inteligência Artificial (IA), estando agora apenas atrás da Microsoft na lista das mais valiosas.

Nas negociações de quarta-feira, a Nvidia encerrou a sessão a ganhar 5,16% para 1.224,40 dólares, o que elevou o seu valor para 3,019 biliões de dólares (2,77 biliões de euros). No pre-market, a empresa continua a ver o seu valor subir, com os títulos a crescerem 1,89% para 1.247,60 dólares, sendo esperada uma valorização constante depois da abertura de Wall Street.

Ao dia de ontem, a Apple estava avaliada em 2,99 biliões de dólares (2,74 biliões de euros). A Microsoft, rainha das empresas tecnológica, somava ao fecho das negociações uma capitalização de 3,15 biliões de dólares (2,89 biliões de dólares).

Nvidia continua a somar

As ações da Nvidia já somam uma valorização de 24% desde que a empresa apresentou os resultados do seu primeiro trimestre fiscal (fevereiro a abril), quando revelou os lucros dispararem 628% para 14,88 mil milhões de dólares (13,75 mil milhões de euros), tendo ainda as receitas subido 262% para 26 mil milhões de dólares (24,02 mil milhões de euros).

Isto é, desde 22 de maio que a cotada viu o seu valor de mercado crescer significativamente. Os analistas apontam que, como a empresa tem 80% do mercado de chips de IA para data centers, os grandes fornecedores da cloud estão a alocar milhares de milhões para este tipo de gastos, de forma a acelerar a transição.

Dias depois da apresentação dos resultados, a 29 de maio, a tecnológica liderada por Jensen Huang somava uma capitalização de 2,8 biliões de dólares.

Por sua vez, a Apple viu as ações subirem ‘apenas’ 5% desde o início do ano. A estagnação das vendas a fabricante de iPhones não tem convencido o mercado. Em termos trimestrais, as vendas gerais da Apple caíram 4% e as vendas do smartphone da maçã recuaram 10% face ao período homólogo.

Ainda assim, e apesar dos resultados deste último ano, a empresa fundada por Steve Jobs que conta com Tim Cook ao leme, foi a primeira a atingir um valor de mercado de um e dois biliões de dólares. Só este ano a Apple já foi ultrapassada duas vezes: pela Microsoft no início do ano e agora pela Nvidia.

Segundo dados recolhidos pela “CNBC”, as ações da Nvidia já viram um aumento de 3.290% nos últimos cinco anos. Uma análise da Stocklytics.com de abril mostrou que um investimento de mil dólares em 2019 na Nvidia tinha agora um retorno de 1.700%, com os investidores a receber 18.200 dólares (17.097 euros).

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.