Premium“O Brexit é uma grande oportunidade para o MAR”

A partir de outubro, cerca de 400 navios no registo do Reino Unido e mais 300 no de Gibraltar devem precisar de uma nova bandeira, alerta o responsável da associação de armadores de navios.

A dinâmica de crescimento do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) tem despertado cada vez maior interesse, quer de instâncias nacionais quer internacionais. Em entrevista ao Económico Madeira, Nuno Mendão, o secretário-geral da European International Shipowners Association of Portugal (EISAP), explica que a conclusão do processo de saída do Reino Unido da União Europeia pode criar novas oportunidades de crescimento para o registo de navios associado ao Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM).

Que balanço faz da atividade da EISAP e do desempenho do Registo Internacional de Navios da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), em 2020, ano marcado por uma pandemia à escala global?
O ano de 2020 foi muitíssimo importante para a EISAP e para o trabalho que fazemos em conjunto com o MAR, por vários motivos. Acho que foi o ano em que o Governo de Portugal percebeu a relevância do MAR como uma ferramenta muito importante para a diplomacia económica. Vários braços do Governo olharam para o MAR como uma ferramenta muito importante do ponto de vista internacional, de promoção internacional, e do nosso posicionamento no mundo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 12 de fevereiro.

Recomendadas

PremiumNuno da Silva Vieira defende que “advogados têm de acompanhar os clientes no mundo virtual”

Nuno da Silva Vieira, sócio da Antas da Cunha Ecija e coordenador executivo do programa executivo de Blockchain e Smart Contracts da Nova, é o convidado do Falar Direito que será transmitido na segunda-feira, em vídeo e podcast.

PremiumSiza Vieira apela a fusão de candidaturas a apoio do PRR para empresas

Vontade de evitar sobreposições será critério para definir quantos dos 64 consórcios pré-qualificados às Agendas Mobilizadoras e Agendas Verdes para a Inovação Empresarial assinarão contratos em 2022.

PremiumDielmar liquidada este mês com novo processo de venda na mira

Sindicato dos trabalhadores do sector espera reabertura da empresa e recontratação de parte dos 242 trabalhadores no desemprego após novo processo de venda por proposta em carta fechada ou leilão.
Comentários