Premium“O Brexit é uma grande oportunidade para o MAR”

A partir de outubro, cerca de 400 navios no registo do Reino Unido e mais 300 no de Gibraltar devem precisar de uma nova bandeira, alerta o responsável da associação de armadores de navios.

A dinâmica de crescimento do Registo Internacional de Navios da Madeira (MAR) tem despertado cada vez maior interesse, quer de instâncias nacionais quer internacionais. Em entrevista ao Económico Madeira, Nuno Mendão, o secretário-geral da European International Shipowners Association of Portugal (EISAP), explica que a conclusão do processo de saída do Reino Unido da União Europeia pode criar novas oportunidades de crescimento para o registo de navios associado ao Centro Internacional de Negócios da Madeira (CINM).

Que balanço faz da atividade da EISAP e do desempenho do Registo Internacional de Navios da Sociedade de Desenvolvimento da Madeira (SDM), em 2020, ano marcado por uma pandemia à escala global?
O ano de 2020 foi muitíssimo importante para a EISAP e para o trabalho que fazemos em conjunto com o MAR, por vários motivos. Acho que foi o ano em que o Governo de Portugal percebeu a relevância do MAR como uma ferramenta muito importante para a diplomacia económica. Vários braços do Governo olharam para o MAR como uma ferramenta muito importante do ponto de vista internacional, de promoção internacional, e do nosso posicionamento no mundo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor. Edição do Económico Madeira de 12 de fevereiro.

Recomendadas

PremiumEmprata: O Oeste em versão cinco estrelas

E nova carta de verão do restaurante Emprata volta a dar primazia aos sabores da terra e do mar que o rodeia, munindo-se dos ingredientes mais típicos e frescos.

PremiumCereja do Fundão: Este fruto gera 20 milhões de euros por ano

O presidente da Câmara Municipal do Fundão, Paulo Fernandes, sublinha, em entrevista exclusiva ao Jornal Económico, que, nas últimas décadas se tem assistido a um aumento expressivo da área e da produção da cereja da região, acompanhado por uma progressiva profissionalização do sector. O autarca revela que no PDR2020 foram aprovados 2.840 projetos com investimentos na plantação de cerejeiras ou ligados a esta espécie com um valor elegível de mais de 15 milhões de euros e um apoio público de perto e 7,5 milhões de euros.

PremiumBrock Pierce: O criptomilionário que comprou o paquete Funchal

Do passado de estrela do cinema juvenil guarda a expressão cândida. Mas o empresário, que já sonhou ascender ao mais alto cargo do seu país, é tudo menos um anjinho.
Comentários