A Renfe encomendou 31 comboios, em 2020, que serviriam para substituir a antiga frota das regiões das Astúrias e da Cantabria. Contudo estes eram demasiados grandes para caber nos túneis da rede ferroviária espanhola, avança a “Euronews“, baseada num trabalho do “El Comercio“. A falha valeu 258 milhões de euros.
O fabricante Caf salientou que alertou, em 2021, que poderia haver um erro nas medidas do comboios, refere a publicação.
Já a Renfe alega que depois de ter assegurado o contrato para os comboios com a Caf disponibilizou as medidas constantes na Adif, que é gestora da infraestrutura rodoviária.
A falha de medidas pode ter sido causada pelo facto dos túneis, nas regiões que iriam beneficiar destes novos comboios, serem do século 19, uma rede que não acomoda as medidas dos mais recentes comboios, explica o “Business Insider“.
A Euronews refere que estes comboios sobredimensionados ainda estavam na fase de design pelo que o custo do erro pode ser menor visto que os comboios ainda não estavam em fase de fabrico.
Mas isso não acalmou as críticas.
Uma dessas críticas veio do presidente da Cantabria, Miguel Angel Revilla, uma das regiões que beneficiaria destes comboios, considerou que se trata de um erro que “não tem descrição” e reforçou que o episódio deve ter consequências e que “cabeças devem rolar”, citado pela Euronews.
A Euronews refere que o erro já levou a dois despedimentos, um na Renfe e outro na Adif, que é gestora das infraestruturas ferroviárias.
O Governo de Espanha decidiu abrir uma auditoria interna. A ministra de Espanha com o pelouro do Território e também porta voz governamental, Isabel Rodriguez, considera que o episódio é “inaceitável”, de acordo com o Business Insider.
O investimento na aquisição destes comboios deveria ficar concluído em 2024 mas devido ao erro no tamanho dos comboios prevê-se que a conclusão fique para 2026.
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