[weglot_switcher]

Frio está de regresso. Saiba que opções tem para aquecer a casa

Perceber as diferenças entre sistemas de aquecimento, ao nível de consumo energético e respetivos custos, ajuda a fazer a escolha acertada.
15 Outubro 2020, 07h45

Uma casa com excelente isolamento tende a manter a sua temperatura interior ao longo do ano, independentemente de calor ou frios acentuados no exterior. Além de proporcionar um maior conforto térmico, uma habitação bem isolada requer menos energia para aquecer no inverno ou arrefecer no verão.

Esta vantagem traduz-se também na redução da fatura de energia para o aquecimento e o arrefecimento do lar. Também é benéfico para o meio ambiente, por ajudar a reduzir as emissões de dióxido de carbono libertadas pela climatização das habitações.

No nosso país a utilização de equipamentos portáteis elétricos para aquecimento continua a ser elevada. Muitas famílias recorrem a este tipo de produtos por considerarem que os vão utilizar esporadicamente e apenas no inverno.

Perceber as diferenças entre sistemas de aquecimento, ao nível de consumo energético e respetivos custos, ajuda a fazer a escolha acertada. Deve ainda ter em conta a região do país em que reside, isto é, no Norte o inverno é mais rigoroso do que na Região Autónoma da Madeira, logo a necessidade de aquecimento é também díspar.

Pode optar por adquirir um termoventilador, equipamento mais barato, mas que registará um consumo elevado para quem tem necessidades energéticas maiores ou um aparelho de ar condicionado, bem mais dispendioso, mesmo sem contar com custos de instalação e manutenção, mas cujo custo acabará, a médio prazo, por ser amortizado.

O ar condicionado é uma das soluções de maior poupança em termos de consumo de energia no aquecimento de uma casa. Este equipamento garante, não só, um aquecimento mais rápido, devido à circulação do ar, como ainda o arrefecimento durante o verão.

As caldeiras a gás natural são igualmente interessantes para quem tem acesso a esta forma de fornecimento e já tem a pré-instalação dos radiadores em casa.

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.