[weglot_switcher]

“O mais potente”. Apple apresenta primeiro iPhone USB-C e bateria duradoura

O mais recente lançamento da empresa chega às lojas no próximo dia 22 de setembro mas está em pré-venda já a partir desta sexta-feira, 15 de setembro. Conheça todas as novidades lançadas pelo gigante tecnológico.
13 Setembro 2023, 07h30

Foram mais 50 minutos dedicados à apresentação do mais recente iPhone e às suas novidades e novas tecnologias. Mas aquilo que todos queriam saber confirmou-se: o iPhone 15 vai contar com o carregador USB-C e será, nas palavras de Tim Cook, “o mais potente iPhone”.

O mais recente lançamento da empresa chega às lojas no próximo dia 22 de setembro mas está em pré-venda já a partir desta sexta-feira, 15 de setembro, o que deverá gerar uma corrida às lojas. Já os preços, esses podem não agradar.

O modelo normal, conta a Apple, terá 6,1 polegadas, enquanto que o modelo Plus contará com 6,7 polegadas.

Este novo iPhone será mais durável que os seus antepassados, uma vez que a empresa decidiu apostar num vidro cerâmico, um produto mais duro e com mais durabilidade, sendo ainda resistente à água.

Entre as novidades estão os 48 megapixels na câmara principal do smartphone, o que permite captar todos os detalhes de uma fotografia como se estivéssemos no local. “Usamos fotografia computacional para levar a câmara principal ao próximo nível”, anuncia a Apple. Juntando quatro pixels em grupos de dois e utilizando o Photonic Engine para otimizar a luz, o iPhone cria fotografias com 24 megapixels, na melhor qualidade possível.

A Apple melhorou ainda o modo noite para captar cada detalhe, apostando nas duas e três câmaras que tem instaladas no iPhone.

Para estar em linha com os seus objetivos ambientais, a Apple apostou nos materiais recicláveis. Por exemplo, a estrutura usa 75% de alumínio reciclado, enquanto que a bateria é composta com cobalto 100% reciclado e o circuito principal tem 100% de cobre reciclado.

Relativamente ao processamento, o iPhone 15 tem o chip A16 Bionic, que já tinha sido introduzido no seu antecessor. Este chip tem um Neural Engine que controla quase todo o aparelho, além de 5 core GPU e 6 core CPU.

A bateria tem uma bateria mais durável, que vai aumentando consoante o modelo, com a Apple apenas a comprometer-se com “bateria para um dia”. Ainda que a Apple não revele o tempo de duração – para evitar problemas dispendiosos como no passado não longínquo -, os rumores apontam para as 72 horas.

O Find My e SOS de Emergência expandiu-se para 14 países de três continentes, entre os quais Portugal. Austrália, Austria, Bélgica, França, Alemanha, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Países Baixos, Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e Nova Zelândia são alguns dos países que contam com estas duas funcionalidades que já ajudaram a salvar vidas. Vai chegar a Espanha e à Suíça ainda este mês.

Já os modelos Pro e Pro Max têm 6,1 e 6,7 polegadas e são completamente feitos de titânio, à exceção da subcapa que utiliza alumínio reciclado.

Nos dois modelos premium, a Apple optou por eliminar o botão silenciador, escolhendo “reinventar a experiência” e substituindo-o por um botão Action customizável.

Estes dois modelos contam com o chip A17 Pro, que melhora significativamente a performance e rapidez, tornando-o também perfeito para quem gosta de jogar com os melhores gráficos.

A câmara principal também soma 48 megapixels mas com um sensor maior do que o iPhone 15, enquanto que a câmara de telefotografia conta com 12 megapixels e um zoom de três vezes, enquanto que o Pro Max permite ir até cinco vezes. Também a câmara ultra wide vai aos 12 megapixels. As câmaras do Pro Max vai contar ainda com vídeo Spatial, que vai permitir ligar o smartphone aos óculos Vision Pro e ver fotografias e vídeos como se estivéssemos a presenciar o momento.

E preços?

O iPhone 15 tem um preço de partida de 799 dólares, mais 100 dólares que o seu antecessor. Este já era um aumento de preço estimado devido ao upgrade dos chips e da sua escassez no mercado atual. Já o Plus está disponível a partir dos 899 dólares com uma memória de 128GB.

O iPhone Pro estará à venda a partir de 999 dólares, com 128GB de capacidade, enquanto que o Pro Max terá preços a partir dos 1.199 dólares no modelo com 256GB.

A própria Apple nos Estados Unidos tem uma campanha de retoma de dispositivos antigos, onde oferece até mil dólares diretos na compra de um iPhone 15 Pro. O esperado é que o processo de retoma chegue aos outros países e seja possível atualizar o modelo.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.