O Grand Palais, em Paris, não é apenas ‘grande’ no seu esplendor. É, também, uma testemunha atenta e silenciosa dos mais diversos eventos que nele têm tido lugar desde que foi construído para a grande Exposição Universal de 1900, que durou sete meses e onde empresas e fornecedores vindos de todo o mundo exibiram seus novos produtos e invenções tecnológicas para celebrar os avanços da sociedade na viragem do século.
Esta obra-prima arquitetónica, localizada no 8º arrondissement de Paris, é uma celebração da Belle Époque e o palco escolhido para acolher a muito aguardada FAB Paris – International Art Fair, nascida da união de duas entidades, a Fine Arts Paris & La Biennale. Ou seja, da feira fundada há cinco anos e referência no mercado das antiguidades, e La Biennale des Antiquaires, fundada em 1956 pela iniciativa de André Malraux, intelectual, escritor e governante, e uma das figuras centrais da cultura francesa do século XX.
Se não faltam razões para visitar a capital francesa, a FAB Paris, que decorre de 22 a 27 de novembro, é sem dúvida uma delas. A terceira edição conta com a participação de mais de uma centena de galeristas e uma oferta bastante eclética. Das belas-artes e mobiliário a antiguidades e joias, a FAB Paris promete ser uma viagem sensorial que percorre três mil anos da história cultural universal. Além de obras de alguns dos nomes mais famosos da história da arte, como Auguste Rodin, Pablo Picasso e Pieter Brueghel, o Jovem, a FAB Paris conta também com a presença de novas galerias internacionais, designadamente dos EUA, Reino Unido e Japão.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com