[weglot_switcher]

O mercado acionista de A a Z

Os mercados acionistas utilizam uma terminologia própria. Para ajudar a compreender os conceitos e apoiar os investidores, a Euronext construiu um glossário, que explica o essencial.
22 Janeiro 2019, 16h00

Acionista

Um detentor de qualquer interesse jurídico ou beneficiário, direta ou indiretamente, numa ação admitida na Euronext.

Ações

Representam propriedade parcial de uma empresa, distinto de títulos de dívida, tais como obrigações e papel comercial.

Admissão direta

Admissão de ações existentes à negociação sem aumento de capital.

Admissão

Admissão de valores mobiliários à negociação na Euronext.

Banco de investimento

Um intermediário financeiro que executa diversos serviços, incluindo: tomada firme; agir como intermediário entre empresas e investidores; apoiar fusões, aquisições e outras reorganizações empresariais; e atua como corretor para clientes institucionais.

Capital

Financiamento para investimento em ativos de capital ou para operar um negócio. Também se refere ao valor de um investimento num negócio, ou em ativos como imóveis ou ações.

Capitalização bolsista

O número total de ações emitidas multiplicado pelo seu preço de mercado. Isto pode ser aplicado para calcular o valor de uma única empresa ou de todas as empresas admitidas em bolsa.

Colocação particular

Colocação de ações junto de um grupo selecionado de investidores profissionais / qualificados.

Corretor

Uma empresa que presta serviços de angariação de fundos, serviços de corretagem e serviços de research.

Cotação

Admissão de ações de uma empresa à negociação num mercado regulamentado.

Dispersão

A angariação inicial de capital mediante subscrição pública de valores, como sejam ações oferecidas em bolsa.

Dividendo

Distribuição de parte do lucro líquido de uma empresa aos acionistas, geralmente expressa em cêntimos por ação.

Documento de admissão

Um documento específico produzido por uma empresa que pretenda ter os seus valores mobiliários admitidos na Euronext.

Documento de informação

Um documento que contém, de acordo com a natureza específica da transação, do emitente e dos valores a admitir à negociação no Euronext Growth ou Euronext Access (por ex. ativos e passivos, posição financeira, lucros e perdas, e as perspetivas do emitente e de qualquer fiador (se aplicável), e dos direitos inerentes a esses valores) que permitam aos investidores tomar a sua decisão de investimento. O conteúdo do documento de informação é especificado no apêndice das regras de cada mercado.

Documento de registo

Um documento especial produzido por uma empresa que pretenda ter seus valores mobiliários admitidos à negociação em mercados Euronext.

IFRS

Norma Internacional de Relato Financeiro.

IPO

Oferta Pública Inicial. A primeira venda de ações de uma empresa ao público.

Liquidez

Capacidade de converter ativos em dinheiro facilmente, rapidamente e com pouca ou nenhuma perda de capital. Um mercado líquido tem participantes suficientes para tornar a compra e venda fácil.

Opção Greenshoe

É uma opção de compra de um lote adicional de ações. No contexto de uma oferta pública inicial (IPO), é uma disposição de um acordo de tomada firme que garante ao subscritor o direito de vender aos investidores mais ações do que originalmente previsto pelo emitente, caso a procura de uma emissão de títulos se mostrar superior ao previsto.

OPA

Oferta Pública de Aquisição. Empresa apresenta uma proposta de compra de determinada quantidade de títulos a determinado preço.

Pequenas e médias empresas (PMEs)

A Euronext classifica uma empresa como de pequena e média dimensão quando a sua capitalização de mercado é inferior a 1 bilião de euros.

Prospeto

Um documento legal formal que deve ser aprovado pela autoridade nacional competente antes de uma empresa poder oferecer valores ao público investidor ou tenha os seus valores mobiliários admitidos à negociação num mercado regulamentado, incluindo: ações e outros títulos que autorizem os detentores direta ou indiretamente para uma posição no capital ou direitos de voto; instrumentos de dívida e instrumentos equivalentes emitidos com base em direitos estrangeiros.

Regulamento do Abuso de Mercado (MAR)

O regulamento de Abuso de Mercado da UE, que entrou em vigor em 2016, aborda negociação com informação privilegiada, divulgação ilícita de informação privilegiada e manipulação de mercado, e inclui disposições para detetar e prevenir estas situações. Exige também que certa informação seja divulgada ao mercado sem demora.

Tomador firme

Entidade que garante à empresa a admitir que o IPO angariará o financiamento pretendido e que a própria (entidade) suprirá alguma insuficiência.

Valores Mobiliários

Um termo geral aplicado a todas as ações e  instrumentos de dívida incluindo dívida pública.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.