Há qualquer coisa na história dos primeiros anos da Netflix que nos desconcerta. Como é que uma empresa que, nos idos de 1997, se lançou no negócio do aluguer e envio de DVD por correio se transformou no maior gigante do streaming mundial, com uma capitalização de mercado superior a 261 mil milhões de dólares (ou seja, bastante mais do que todo o PIB português em 2020)?
A verdade é que, tal como o atual negócio da Netflix, a ideia inicial de alugar e enviar DVD foi um enorme sucesso. Em dez anos, de 1997 a 2007, a Netflix enviou mais de mil milhões de DVD nos Estados Unidos, angariando mais de 6,3 milhões de subscritores. Ainda hoje, mais de dois milhões de americanos recebem em casa DVD e Blu-Ray da Netflix pelo correio, um ritual que nos parece algo cómico face à forma como a Netflix evoluiu e à forma como a consumimos, com um comando na mão e menus atrás de menus cheios de escolhas.
Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com