O professor do ano

Numa escola da Figueira da Foz há um professor que continua a transmitir paixão pelo conhecimento. Os alunos recordam e agradecem.

Carlos Portela é professor de Ciências Físico-Químicas na Escola Secundária Dr. Joaquim de Carvalho, na Figueira da Foz, desde 1992. E vem aqui referenciado pelo prémio que lhe foi atribuído em 2019: professor do ano, pela Casa das Ciências, da EDULOG, da Fundação Belmiro de Azevedo.

Nasceu em Moçâmedes, Angola, em 1966. Reside na Figueira da Foz desde 1992. É licenciado em Física e mestre em Ensino da Física e da Química, pela Universidade de Coimbra. Figura conhecida e influente na comunidade do ensino secundário das ciências em Portugal, viu assim reconhecido o mérito como docente do ensino básico e a disponibilidade de partilhar a sua experiência com os colegas.

Nas palavras de Bruno Moura, antigo aluno, “o professor Portela, para além de ser excelente no que faz, é uma pessoa que ama ensinar e consegue transmitir essa paixão aos alunos”. Os elogios prosseguem por parte de outra ex-aluna. “Representa tudo aquilo que na realidade devia ser o «professor»: alguém preocupado em transmitir o saber e o conhecimento para que os alunos o entendam”, realça Raquel Pina.

Carlos Portela não só ensinou como inspirou. É o que nos diz Inês Sebastião, ao recordar “a humildade, disponibilidade, simpatia e sentido de humor” do professor. “Ainda me recordo de bastantes momentos divertidos nas aulas que nos faziam aprender sem nos apercebermos disso. Agradeço por isso ao professor Carlos Portela o papel determinante no desenvolvimento da minha paixão por Física e por Química”.

Recomendadas
Ana Rita Bessa

Colégios de ensino especial ameaçados pedem um milhão no OE2021

Em causa estão cerca de dez colégios que educam crianças com necessidades especiais. Ana Rita Bessa, do CDS-PP foi a parlamentar mais sensível ao problema, garantindo que vai apresentar propostas de alteração em sede de Orçamento do Estado.

Plano de Resiliência pode ser “excelente oportunidade” para modernizar universidades

Os reitores António Sousa Pereira e António Fontainhas Fernandes, presidente do CRUP e presidente cessante, disseram aos deputados que o alojamento estudantil e as instalações das universidades estão carentes de investimento e o Plano é o lugar certo para incorporar soluções para tão graves problemas.

Estudo em casa regressa esta segunda-feira com incidência no básico e alargado ao secundário

Depois de cinco semanas em que a RTP Memória repôs blocos pedagógicos temáticos do ano anterior, arrancam esta segunda-feira, 19 de outubro, os programas do ano letivo 2020/21. Uma das novidades é a criação de um bloco de orientação para o trabalho autónomo.
Comentários