[weglot_switcher]

O que deve saber sobre as moratórias terminadas no crédito à habitação

O valor que pagará de prestação no final da moratória depende do tipo de moratória que escolheu pois, se suspendeu de forma total o pagamento da sua prestação, pagará a prestação normal acrescida de uma parte dos juros que não pagou ao longo destes meses. Já se escolheu continuar a pagar juros e só deixou de amortizar o capital em dívida pagará o mesmo que pagava antes de aceder à moratória.
21 Abril 2021, 16h35

As famílias que aderiram às moratórias no crédito à habitação e que beneficiam da moratória privada vão passar a pagar já neste mês de Abril a prestação de crédito normal, sendo que, em alguns casos, o valor da prestação vai ser superior ao que era pago anteriormente. O valor que pagará de prestação no final da moratória depende do tipo de moratória que escolheu pois, se suspendeu de forma total o pagamento da sua prestação, pagará a prestação normal acrescida de uma parte dos juros que não pagou ao longo destes meses. Já se escolheu continuar a pagar juros e só deixou de amortizar o capital em dívida pagará o mesmo que pagava antes de aceder à moratória.

Se beneficiou da moratória durante um ano o seu contrato de crédito estender-se-á por mais doze meses. Assim, se pediu para parar de amortizar o capital em dívida, mantendo o pagamento de juros, não vai estar na mesma situação de quem pediu a suspensão total do pagamento de prestação e esteve meses sem pagar qualquer montante ao banco. De todo o modo, antes de terminar a moratória é aconselhável que tenha noção de quanto vai passar a pagar porque passará a pagar mais pelo seu crédito habitação.

Já se só deixou de amortizar capital vai pagar o mesmo valor da prestação consoante a evolução da variável e que pagava antes de acionar a moratória. A única alteração é que o prazo do contrato será prolongado pelo número de meses em que esteve a beneficiar da moratória. É como se os meses em que a moratória esteve ativa não contassem para o prazo do contrato, ou seja, quando a moratória foi acionada parou a contagem do período.

Para saber exatamente quanto vai passar a pagar, precisa de saber qual o montante de juros que não pagou durante este período. No extrato do seu crédito deverá conseguir identificar qual é a parcela que corresponde à amortização de capital e qual é a parte de juros. Antecipe cenários e evite ficar numa situação financeira fragilizada.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.