Os últimos dois anos têm sido marcados pela pandemia, mas os mercados financeiros acabaram por conseguir ultrapassar todos os obstáculos. O apoio das fortes políticas monetárias por parte dos Bancos Centrais, que promoveram um excesso de liquidez na economia (através da impressão de dinheiro), contribuiu também para uma recuperação mais rápida das quedas registadas nas principais bolsas de valores que ocorreram no início da pandemia e que se traduziu num rally sem precedentes nos principais índices bolsistas, sobretudo nos índices norte-americanos.
Conheça mais sobre o impacto da análise fundamental no preço dos ativos.
Contudo, espera-se que este ano as coisas mudem, principalmente nas conduções das atuais políticas monetárias (para políticas mais restritivas). Saiba como pode fazer day trading em períodos de incerteza nos mercados.
Os mercados têm estado a descontar os preços excessivamente elevados que resultaram então das políticas monetárias da Fed, e têm também reagido com algum nervosismo devido à condução de novas políticas monetárias que podem comprometer o bom desempenho dos últimos tempos.
Lições que podemos retirar do passado
Pegando no que aconteceu em 1994, numa altura em que a Reserva Federal Americana (Fed) começou a subir as taxas de juro, o mercado acionista começou a ser negociado em níveis “debaixo de água”, acabando por registar períodos de elevada volatilidade.
No entanto, é importante notar que a economia estava a crescer de forma consistente nessa altura, com o efeito dos aumentos das taxas de juro a traduzir-se apenas numa ligeira desaceleração do crescimento em 1995.
Curiosamente, nesta altura, a economia americana também dá sinais de vitalidade e parece sólida, segundo os vários indicadores económicos que são divulgados regularmente.
Não obstante, as recentes manchetes em torno das atuais tensões na Ucrânia também prejudicam o sentimento no mercado, em conjunto com as preocupações dos investidores sobre as atuais retiradas de estímulos à economia.
Mas será este o fim das fortes valorizações que os mercados nos têm habituado ultimamente?
Estudando então o comportamento dos mercados no passado, podemos concluir que esta fase pode ser apenas temporária. Por outro lado, não devemos esquecer que o início do ano passado também foi bastante turbulento nos mercados e, apesar disso, acabou por se revelar um ano bastante positivo.
A XTB S.A. não se responsabiliza por decisões de investimento que se baseiem em informações contidas nestes conteúdos. Nenhuma da informação aqui contida deverá ser entendida como recomendação de investimento, garantia de lucro ou de risco significativamente menor. Os investimentos baseados no uso de produtos derivados com alavancagem financeira são, por natureza, especulativos e poderão resultar tanto em lucros como perdas significativas. Esteja ciente de que dados de desempenho anteriores não são um indicador fiável de desempenho futuro. Os investimentos em instrumentos financeiros apresentam um risco elevado.
Este conteúdo patrocinado foi produzido em colaboração com a XTB.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com