[weglot_switcher]

O que são e para que servem os Censos?

O recolhimento de informações através dos CENSOS permite conhecer melhor algumas características de Portugal, isto é, quantos somos, como somos, onde e como vivemos.
5 Maio 2021, 16h35

OS CENSOS são a designação abreviada referente às operações estatísticas do Recenseamento Geral da População e do Recenseamento Geral da Habitação, que constituem uma grande referência de informação estatística para a caracterização sociodemográfica da população e do parque habitacional em Portugal.

O recolhimento de informações através dos CENSOS permite conhecer melhor algumas características de Portugal, isto é, quantos somos, como somos, onde e como vivemos.

Esta operação estatística realiza-se de 10 em 10 anos e encontra-se prevista por lei.

O Instituto Nacional de Estatística é a entidade responsável pela preparação, bem como pela realização dos CENSOS, em colaboração com o Serviço Regional de Estatística dos Açores; a Direção Regional de Estatística da Madeira; as Câmaras Municipais; e as Juntas de Freguesia. São inquéritos extensíveis a todo o território nacional, permitindo recolher informação fundamental para o conhecimento e gestão do país, desde demografia, educação, habitação a transportes.

Todos os dados provenientes da recolha dos CENSOS 2021 são validados e tratados, o que inclui a obrigatória anonimização de qualquer referência individual, sempre no cumprimento estrito da preservação da confidencialidade e do segredo estatístico, de acordo a legislação aplicável em vigor.

Em caso de dificuldade quanto ao preenchimento do questionário, aguarde pela visita do Recenseador ou dirija-se à sua Junta de Freguesia. Se se encontra em situação de isolamento devido ao vírus do COVID-19, pode responder através do telefone. Este apoio, seja presencial ou à distância, é totalmente gratuito, não sendo lícita a cobrança pelo mesmo.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e Youtube! Visite o nosso site DECO.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.