As exigências dos consumidores refletem a necessidade de uma comunicação personalizada, relevante e interativa. As abordagens estratégicas das marcas reinventam-se para conquistar posicionamento, credibilidade e fidelização.

Será o conteúdo um dos principais fatores de sucesso para garantir uma verdadeira relação de confiança entre o utilizador e a marca?

A tendência indica que o desenvolvimento de conteúdos tem aumentado nos últimos anos de forma exponencial, quer na diversidade, quer na maneira como são distribuídos. Sabendo que as Redes Sociais são determinantes para alavancar grande parte da informação disponível no meio digital, são numerosas as formas de contar histórias ou dar a conhecer as notícias mais recentes sobre um setor ou atividade.

O Stoytelling é uma estratégia de Marketing que consiste na criação de narrativas para conquistar audiências de forma relevante, contrariando assim a massificação de informação com a qual somos impactados diariamente para comprar produtos ou adoptar comportamentos padronizados.

Quantas vezes nos deixámos já inspirar por vídeos publicitários ou imagens que contam pequenas histórias?
As marcas que exploram continuamente este tipo de abordagens encontraram uma forma eficiente de fidelizar o seu publico alvo através de apelos emocionais ou mensagens envolventes. Mas conhecer a audiência, escolher os canais adequados e a altura certa para divulgar os conteúdos, também são ingredientes fundamentais para o sucesso desta estratégia.

O Brand Content chega-nos muitas vezes através de formatos criativos menos convencionais, criando relevância com o impacto visual e pelo tipo de suporte utilizado, sendo que o principal objetivo é criar experiências únicas e verdadeiramente marcantes para os consumidores.
Se a diversidade e credibilidade fazem parte de uma sólida estratégia para a utilização de conteúdos, também a componente tecnológica na forma em que são distribuídos é importante dado que o consumo de pesquisas, vídeos e artigos através de dispositivos móveis não irá parar de aumentar.

Convém já agora ter em conta que nem só de histórias se faz bom conteúdo. Deixando de lado muitas vezes a vertente comercial as marcas apostam em conteúdos informativos e úteis para o seu público-alvo. Assim, os Tutoriais ou White Papers ganham relevância para muitos consumidores que procuram informação fácil de apreender em manuais, documentos de apoio técnico para resolução de problemas, vídeos explicativos ou infografias.

Este tipo de informação é disponibilizado de forma didática com o intuito de partilhar conhecimento, dando visibilidade à marca de forma mais ou menos subliminar.
Chegar ao ponto em que são os consumidores à procura do conteúdo produzido ou disponibilizado por determinada marca é definitivamente o sonho de qualquer Marketeer.