[weglot_switcher]

Obama acusa Trump de tentar “desencorajar as pessoas a votar” após aviso de que nem todos os votos possam ser contados

O antigo presidente dos Estados Unidos considerou ainda ser “inédita” a postura de Donald Trump sobre a votação por correspondência, que considera o método fraudulento.
  • Jonathan Ernst/Reuters
15 Agosto 2020, 12h17

A votação por carta voltou a estar em destaque nos Estados Unidos (EUA), depois de o Serviço Postal norte-americano (USPS) ter avisado que não pode garantir que os votos por correspondência serão contados em quase todos os estados. Em resposta à crise do USPS, o ex-presidente dos EUA Barack Obama acusou Donald Trump de tentar “desencorajar as pessoas a votar”.

“O que vimos de uma forma única na história política moderna é um presidente que é explícito a tentar desencorajar as pessoas de votar. O que nunca vimos antes é um presidente dizer: ‘Vou tentar contornar ativamente o serviço postal para incentivar a votação e serei explícito sobre o motivo pelo qual estou a fazer isso”, apontou Barack Obama, em entrevista com David Plouffe para um podcast. “Isto é algo inédito”, acrescentou.

Os comentários do antigo presidente norte-americano, divulgados este sábado, surgiram depois de terem sido enviadas cartas a 46 estados e ao distrito de Colúmbia onde o USPS advertia que não poderia garantir que todas as cédulas enviadas pelo correio para as eleições de novembro chegarão a tempo de serem contadas, algo que possivelmente afetará a contagem dos votos em quase todo o país .

Uma das cartas foi enviada ao responsável por supervisionar as eleições na Pensilvânia, um estado decisivo conquistado por Donald Trump em 2016 e que pode desempenhar novamente um papel central em 2020. Os eleitores podem solicitar uma cédula pelo correio até sete dias antes da eleição, de acordo com o jornal britânico “The Guardian”.

A votação por correio tornou-se uma questão politica que tem sido amplamente debatida, com Trump a alegar esta forma de votação beneficiaria o seu rival, o democrata Joe Biden. O presidente americano também classificou a o voto por correspondência como sendo “fraudulento”. Por outros lado, especialistas asseguraram que o sistema de votação por correio está protegido contra qualquer adulteração fraudulenta.

Tendo em conta os comentários de Donald Trump sobre o voto por correspondência, os críticos do presidente americano acusam-no de estar a tentar impedir o USPS numa tentativa de se reeleger a presidente dos EUA, algo que se tem revelado difícil para Trump que está atrás de Joe Biden nas sondagens.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.