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Obrigatório a partir de 2022: carros novos vão ter sistema que ‘bloqueia’ condutores alcoolizados

A União Europeia já estabeleceu o calendário para a implementação progressiva de sistemas de segurança obrigatórios nos novos modelos de automóveis. Já em 2022, por exemplo, os testes do balão ao álcool vão acabar, porque os veículos vão passar a ter um alcoolímetro incorporado. Mas há mais novidades.
25 Maio 2019, 16h51

A Comissão Europeia vai implementar uma série de medidas de segurança nos automóveis, que serão obrigatórias de forma progressiva a partir de 2022. O objetivo dessas políticas é evitar 25.000 mortes em acidentes rodoviários e 140.000 feridos graves num período de 15 anos, avança o ElPaís.

O calendário já foi definido pela União Europeia e será desenvolvido em três fases durante seis anos, através de um regulamento denominado GSR (abreviatura em inglês de regulamento geral de segurança) e que deve ser aprovado e publicado antes de terminar este ano.

A primeira fase da implementação dos sistemas de segurança será iniciada em maio de 2022 para os novos modelos autorizados e no mesmo mês de 2024 para todos os carros matriculados. E contempla as seguintes soluções:

– Limitador de velocidade inteligente, que avisa os condutores quando excede a velocidade permitida;
– Alcoolímetro incorporado ao veículo com um imobilizador que impede o arranque do automóvel quando os limites legais estabelecidos para a condução são ultrapassados;
– Aviso de falta de atenção ao volante e detetor de sintomas de sonolência, avisando o motorista quando há um risco de acidente por estas razões;
– Sistema automático de manutenção das vias, para evitar deslocamentos involuntário na estrada;
– Câmera traseira, que permite a visualização de pessoas e obstáculos;
– Dispositivo de paragem de emergência, que facilita a sinalização e imobilização do veículo na estrada sem ter de sair para o exterior;
– Sistemas de proteção traseira e lateral.

A segunda fase do plano irá coincidir com a anterior, tornando obrigatórios os seguintes sistemas em todas as novas homologações desde maio de 2024 e em 2026 para todos os carros registados:

– Sistema autónomo de travagem de emergência, capaz de detectar os utentes vulneráveis da estrada;
– Expansão da área frontal de impacto para proteção de peões;
– Sistemas de assistência que permitem uma condução mais automática, capaz de ajudar o motorista em caso de distração.

A terceira e última fase destina-se exclusivamente a camiões e autocarros, com prazos de Novembro de 2025 para as novas homologações e 2028 para todas as vendas, com referência a um sistema de visão direta para melhorar a visibilidade e reduzir ângulos mortos, além de gravar dados automáticos (popularmente conhecidos como caixa preta) para esclarecer as causas de um possível acidente.

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