OCDE: Portugal é o país com mais projetos inovadores para combater a Covid-19

Portugal destaca-se como um dos países com maior número de projetos diferenciadores para fazer face à pandemia. Os dados são da OCDE e revelam que das 150 respostas diferenciadoras em todo o mundo, 19 são portuguesas, o que corresponde a cerca de 11% do total. Do top 3 fazem ainda parte o Reino Unido e a Irlanda.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) identificou, em todo o mundo, 150 projetos diferenciadores que pretendem fazer face à pandemia e Portugal é um dos países com o maior número de soluções. Os dados da OCDE destacam a Europa ena América onde a aposta inovadora tem sido maior. No extremo oposto está a Ásia e África.

A OCDE revela que das 150 respostas diferenciadoras em todo o mundo, 19 são portuguesas, o que corresponde a cerca de 11% do total como pode ver aqui.

Do top 3 fazem ainda parte o Reino Unido e a Irlanda. Com múltiplas plataformas online lançadas em plena pandemia de Covid-19, a OCDE destaca, por exemplo, o site do Governo “Estamos ON”, que recentemente passou a estar também disponível numa aplicação com o objetivo de promover a utilização de serviços online pela população para evitar o contacto durante esta pandemia.

Também os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde lançaram uma plataforma online dedicada inteiramente ao vírus SARS-CoV-2 e que também consta nesta lista da OCDE como um site que esclarece, por exemplo, formas de transmissão e compila os dados relativos à situação epidemiológica no país.

A OCDE destaca ainda parte projetos como o movimento português tech4Covid-19, que tem procurado encontrar soluções tecnológicas para ajudar o país na luta contra a Covid-19, e o programa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia Research 4 Covid-19 que apoia projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento já em curso ou a desenvolver e que respondam às necessidades do SNS.

Segundo a tabela elaborada pela OCDE a seguir a Portugal surge o Reino Unido, com 12 soluções identificadas, seguido da Irlanda, com 11. Na Europa, destacam-se ainda a França e a República Checa, ambos com oito projetos. Já em Espanha e Itália parecem ser reduzidos os projetos inovadores que querem fazer face à Covid-19, tendo sido identificados apenas dois em cada.

Ler mais

Recomendadas

Empresas vão de emitir credencial para trabalhadores se deslocarem

O primeiro-ministro anunciou hoje novas medidas para endurecer o atual confinamento geral. Ao mesmo tempo, as grandes empresas têm 48 horas para comunicar quem são os trabalhadores dispensados de teletrabalho.

Deco alerta para “abusos” na cobrança da taxa de entrega de garrafas de gás

Pela segunda vez, em menos de um ano, o Governo volta a fixar preços máximos para o gás engarrafado, mas “há que ter atenção a abusos na cobrança da taxa de entrega”, alerta a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco). Associação revela que alguns distribuidores passaram a cobrar montantes superiores a quatro euros para entregar as garrafas em casa dos consumidores confinados.

Circulação entre concelhos proibida ao fim de semana. Lojas fecham às 20h durante a semana e às 13h ao sábado e domingo

António Costa anunciou hoje as medidas aprovadas pelo Governo para endurecer o atual Estado de Emergência.
Comentários