[weglot_switcher]

Odemira. Governo ordena encerramento de empreendimentos turísticos e de alojamento local nas duas freguesias com cerca sanitária

O Executivo determina o encerramento da atividade dos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local nas freguesias de São Teotónio e Longueira – Almograve. Estabelecimentos devem comunicar as forças de segurança a identidade dos seus hóspedes para garantir a sua saída da cerca sanitária.
4 Maio 2021, 08h22

O Governo ordenou o encerramento de empreendimentos turísticos e de estabelecimentos de alojamento local nas duas freguesias do concelho de Odemira, distrito de Beja, com cerca sanitária.

O despacho determina o “encerramento da atividade dos empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local nas freguesias de São Teotónio e Longueira – Almograve”.

Estas duas freguesias contam com 275 empresa que se “encontram impedidas de laborar porquanto muitos dos seus colaboradores vivem fora das referidas freguesias”.

No caso do alojamento local, “muitos operadores económicos viram o seu staff ser reduzido, deixando de poder prestar aos seus hóspedes o serviço de qualidade pelo qual se regem”.

“O encerramento da atividade dos empreendimentos turísticos e dos estabelecimentos de alojamento local situados no perímetro da cerca sanitária se considera desejável, tendo em conta as preocupações expressas pelos empresários da região”, pode-se ler no despacho assinado pelo ministro da Economia.

O despacho já entrou em vigor e vai manter-se durante a vigência da cerca sanitária.

Para certificar a passagem livre dos hóspedes, as “entidades exploradoras dos empreendimentos turísticos e dos estabelecimentos de alojamento local situados no perímetro da cerca sanitária devem comunicar às forças de segurança e às autoridades de saúde a identidade dos eventuais hóspedes para efeitos da autorização da sua saída”.

O ministro da Administração Interna vai se deslocar esta manhã à região. Às 10h45, o ministro vai acompanhar a ação de fiscalização da GNR na cerca sanitária na rotunda de Vila Nova de Milfontes na EN 393.

Pelas 11h30, Eduardo Cabrita vai presidir à reunião da task force de Odemira, criada pelo Governo para “operacionalizar e implementar ações de controlo e prevenção da pandemia Covid-19 no município de Odemira e, em particular, nas duas freguesias onde foi fixada a cerca sanitária”. O encontro vai ter lugar no município de Odemira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.