As regiões autónomas dos Açores e da Madeira vão receber uma fatia da ordem dos 606 milhões de euros do Orçamento do Estado para 2022. Deste montante, a parte mais volumosa seguirá para os Açores, que vão receber 335,46 milhões de euros – a o arquipélago da Madeira a arrecadar 270,5 milhões.
O grosso das transferências resulta da Lei das Finanças Regionais, que levam para os Açores 281,1 milhões de euros, a que acrescem 44,2 milhões da Segurança Social e 10 milhões da Administração Central.
Já no caso da Madeira, a Lei das Finanças Regionais reserva-lhe uma fatia de 217 milhões, com as transferências das Administração Central, 13,3 milhões, e da Segurança Social, mais 40 milhões, a completarem o plano de investimentos do Estado.
Recorde-se que o Orçamento do Estado para o ano em curso reservou para as regiões autónomas uma fatia muito próxima dos 600 milhões de euros – de onde resulta um aumento das verbas para o próximo ano de cerca de 1%.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com