O Chega viu várias medidas suas para a Cultura serem rejeitadas hoje no Parlamento, todas elas travadas pelo PS.
A primeira dizia respeito a um programa de atribuição de Bolsas de Estudo para Formação Artística no Exterior, tendo sido rejeitada apenas com os votos contra do PS porque os restantes partidos abstiveram-se.
Seguiram-se as propostas para a criação de Centros de Cultura e Tecnologia e para a criação de um Programa de Incentivo à Criação de Espaços Culturais Comunitários que tiveram o mesmo desfecho. Nestes casos, também apenas com a rejeição dos socialistas e dos liberais, as abstenções de PCP, BE e PSD, sendo que os restantes votaram a favor.
Já a proposta para o Incentivo Financeiro à Cultura Tradicional obteve o voto contra do PS, do Livre e da Iniciativa Liberal, e as abstenções de PSD, PCP e BE. Outra proposta que não foi viabilizada foi a da criação de um programa de Incentivo Financeiro à Cultura em Realidade Virtual e Aumentada que teve votos contra do PS e IL, sendo que os restantes abstiveram-se.
Houve espaço ainda para o chumbo da proposta de um programa de residências artísticas em espaços históricos e monumentos nacionais. PS e PAN votaram contra, já o Livre, PCP, BE abstiveram-se e o PSD, IL e Chega votaram a favor.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com