O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo mantém o objetivo de aumentar o crescimento de Portugal até aos 3% ao longo da legislatura, mas alegou que optou pela prudência no plano que enviou à Comissão Europeia.
Luís Montenegro aproveitou esta ocasião para também responder a uma anterior intervenção do secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, que apontara que no plano orçamental de médio prazo entregue pelo Governo PSD/CDS em Bruxelas o crescimento previsto de Portugal até 2028 é inferior ao que constava no programa eleitoral da Aliança Democrática (AD).
De acordo com o primeiro-ministro, o plano orçamental que enviado à Comissão Europeia “segue a metodologia atualmente vigente no âmbito da União Europeia e, por via disso, a taxa de crescimento da economia que está ali plasmada até 2028 é ao abrigo de políticas invariantes”.
No entanto, “o Governo mantém intacta a sua intenção de atingir os 3% de taxa de crescimento económico e de fazer perdurar acima de 3%, de forma sólida e duradoura, o crescimento da nossa economia. Esse é um objetivo de resto que é da legislatura, não era o do primeiro ano”, salientou o líder do executivo.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com