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OE2025: TAP: Mais de uma dúzia de interessados na privatização

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, falava no parlamento, na audição na especialidade da proposta de Orçamento de Estado para 2025 (OE2025), quando adiantou que, além das “reuniões públicas” com os três grupos europeus que já tinham manifestado interesse no negócio – IAG, Air France-KLM e Lufthansa – houve também “manifestações de interesse de outros fundos também”.
TAP
7 Novembro 2024, 20h22

O ministro das Infraestruturas disse hoje que houve mais uma dúzia de manifestações de interesse na privatização da TAP, de dentro e fora da Europa, um sinal de que a companhia portuguesa “é apetecível”.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, falava no parlamento, na audição na especialidade da proposta de Orçamento de Estado para 2025 (OE2025), quando adiantou que, além das “reuniões públicas” com os três grupos europeus que já tinham manifestado interesse no negócio – IAG, Air France-KLM e Lufthansa – houve também “manifestações de interesse de outros fundos também”.

“Foram vários, mais de uma dúzia, dentro e fora da Europa”, avançou o governante.

Para Miguel Pinto Luz, isto é um “sinal de que a TAP é, de facto, apetecível” e que o Governo tem de ser criterioso na venda deste bem.

O ministro das Infraestruturas disse também hoje que o Governo pretende concluir o processo de reprivatização da companhia aérea portuguesa no próximo ano.

O ministro das Finanças afirmou, em 10 de outubro, na conferência de imprensa sobre a proposta de Orçamento do Estado para 2025, que o Governo estava em diálogo preliminar com os três grupos aéreos que manifestaram interesse na compra da TAP, mas não se comprometeu com uma data para a privatização.

“Estamos em diálogo com as três companhias áreas [Lufthansa, Air France-KLM e IAG] que mostraram interesse na privatização da companhia, este é um diálogo preliminar, estamos a analisar a pretensão de cada uma destas companhias”, adiantou Joaquim Miranda Sarmento.

Miranda Sarmento reiterou que o Governo tem dois objetivos para a venda da companhia de bandeira, que são a manutenção do ‘hub’ (plataforma de distribuição de voos) de Lisboa e o desenvolvimento da TAP em termos de rotas, e o segundo é tentar recuperar a médio ou longo prazo parte do dinheiro que o Estado injetou na recuperação da companhia aérea.

No final de outubro, o ministro das Infraestruturas confirmou que tem participado em reuniões com potenciais interessados na compra da TAP e que a intenção do executivo é fechar este processo “até ao final de 2025”.

“A intenção é chegar aos 100% da privatização, mas temos de auscultar o mercado. Temos de valorizar os ativos da empresa e maximizar o produto da venda, com uma estratégia para devolver aos portugueses os 3,2 mil milhões de euros que foram injetados pelos contribuintes”, afirmou Miguel Pinto Luz, à margem de uma inauguração de um complexo residencial, em Vila do Conde.

Questionado sobre as posições de participação na empresa que os grupos, potencialmente, interessados pretendem ficar, Miguel Pinto Luz disse que há várias alternativas em cima da mesa.

“Uns estão mais interessados num caminho para chegar a uma posição maioritária, outros estão disponíveis para começar numa posição minoritária, outros querem uma posição maioritária. Vamos fazer essa reflexão para encontrar a melhor solução”, garantiu o ministro das Infraestruturas e da Habitação.

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