[weglot_switcher]

Oeiras e a Liga Portuguesa Contra o Cancro lançam bolsa de investigação em oncologia e inteligência artificial

Bolsa destina-se a poiar projetos que combinem investigação clínica e tecnologia, promovendo a colaboração entre áreas do conhecimento, como biotecnologia, informática, medicina e engenharia.
16 Fevereiro 2025, 17h12

O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Município de Oeiras criaram a Bolsa de Investigação Liga Portuguesa Contra o Cancro – Oeiras Valley para Investigação em Oncologia na Era da Inteligência Artificial, com um financiamento total de 100 mil euros, integralmente assegurado pelo Município de Oeiras.

A bolsa tem como objetivo apoiar projetos inovadores que combinem investigação clínica e tecnologia, promovendo a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento, como biotecnologia, informática, medicina e engenharia.

“A iniciativa visa estimular o desenvolvimento de soluções disruptivas que explorem o potencial da Inteligência Artificial (IA) no rastreio, diagnóstico precoce, tratamento personalizado e inovação nos cuidados oncológicos”, salientam as promotoras da iniciativa em nota enviada à nossa redação.

A parceria entre a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Município de Oeiras representa uma oportunidade para “integrar conhecimento científico de ponta com tecnologias emergentes”, como a Inteligência Artificial, contribuindo para avanços significativos na luta contra o cancro, constituindo mais uma iniciativa de incentivo ao talento, alavancada pela Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia.

O período de candidaturas decorrerá de 1 de março a 30 de abril, sendo os projetos avaliados por um júri externo composto por cientistas e investigadores especializados em oncologia, biologia, inovação em cuidados de saúde e inteligência artificial. O projeto selecionado será anunciado no dia 7 de junho.

Com esta bolsa, a Liga Portuguesa Contra o Cancro e o Município de Oeiras reforçam o compromisso com a investigação científica e a inovação tecnológica, apostando na melhoria contínua dos cuidados oncológicos e na promoção de soluções que possam transformar o futuro do tratamento do cancro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.