A oferta global de petróleo deverá superar a procura existente no mercado em mais de um milhão de barris por dia em 2025, caso a OPEP+ mantenha os cortes em vigor.
Os dados foram divulgados pela Agência Internacional de Energia (AIE), que revelou esta quinta-feira, a edição de setembro do seu relatório mensal. No documento, dá conta de aumentos na procura mundial por petróleo na ordem de 920 mil barris diários em 2024 e quase um milhão em 2025, para um total de 102,8 milhões e 103,8 milhões, respetivamente
Em simultâneo, a oferta deverá exceder a procura existente, com uma margem superior a um milhão de barris diários, de acordo com as contas da AIE, que foram feitas tendo em consideração os cortes determinados pela OPEP+.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo engloba a China, que é responsável pelo principal obstáculo à procura. Isto porque, para 2024, está previsto um crescimento médio de apenas um décimo do aumento de 1,4 milhões de barris diários contabilizado no ano passado. De resto a procura daquela economia por petróleo registou seis meses consecutivos de descidas, até setembro.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com