[weglot_switcher]

BCE aprova Christine Lagarde como nova presidente

O mandato de Mario Draghi vai ter terminar a 31 de outubro, depois de ter estado oito anos ao leme da instituição. Depois do parecer favorável do BCE, a antiga líder do FMI vai ser formalmente nomeada pelo Conselho Europeu.
25 Julho 2019, 10h40

Christine Lagarde vai ser a nova presidente do Banco Central Europeu (BCE), depois de ter obtido um parecer favorável pelo conselho de governadores da instituição. A francesa vai assim substituir o italiano Mario Draghi no cargo.

O anúncio foi feito pelo BCE esta quinta-feira, 25 de julho. Depois de ter sido nomeada pelos governos da zona euro, esta aprovação era necessária para que a antiga líder do Fundo Monetário Internacional (FMI) assuma o cargo a 1 de novembro deste ano.

“O Governo de governadores não tem objeções à candidata proposta, Christine Lagarde, que é uma pessoa com reconhecida experiência profissional em matérias monetárias ou bancárias”, segundo o comunicado do BCE.

O mandato de Mario Draghi vai ter terminar a 31 de outubro, depois de ter estado oito anos ao leme da instituição.

“Após a opinião do conselho de governadores e a adoção da opinião pelo Parlamento Europeu, a nova presidente vai ser nomeado pelo Conselho Europeu”, segundo o comunicado do BCE.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.