[weglot_switcher]

Oficial: Cristina Ferreira compra 2,5% da dona da TVI

A senhora televisão fechou a compra de 2,5% da Media Capital.
11 Setembro 2020, 10h38

Cristina Ferreira oficializou a compra de 2,5% da Media Capital, segundo comunicado enviado hoje à CMVM.

A empresa detida pela senhora televisão, que regressou recentemente à TVI depois de uma passagem pela SIC, é a DoCasal Investimentos (DCI).

“Comunica-se que a DCI é detida maioritariamente pela sua sócia Cristina Maria Jorge Ferreira”, segundo o comunicado.

Esta sociedade é detida maioritariamente por Cristina Ferreira, com o seu pai (António Ferreira) a deter uma participação minoritária. Nos registos oficiais, a apresentadora também surge como a gerente da sociedade.

No comunicado, a Media Capital diz que “quaisquer direitos que sejam ou venham a ser imputáveis à DCI serão igualmente imputáveis à referida sócia, por conta de quem esta comunicação é igualmente efetuada”.

Além de Cristina Ferreira, já são conhecidos parte dos novos acionistas da Media Capital, a dona da TVI, representando 41% do novo capital da empresa. Agora, falta conhecer cerca de 20% do novo capital.

Com 20% do capital da cotada, a Triun com sede em Lisboa é controlada por Paulo Alexandre Francisco Gaspar, Mariana da Mota Francisco Gaspar e Francisco Miguel da Mota Gaspar, da família que detém a Lusiaves.

Com 16% da empresa, está a Zenithodyssey. Esta sociedade é detida em 50% pela sociedade CIN, com sede na Maia; 18% pela sociedade Polopiqye, com sede em Santo Tirso, sociedade controlada pelo empresário Luis Miguel Carvalho Lopes Guimarães; 12% pela sociedade Volume Volátil, com sede em Fafe, controlada pelo empresário Filipe Barbosa Carvalho; 10% pela sociedade Alfredo & Carlos, com sede em Creixomil, Guimarães, controlada pelo empresário Alfredo José Machado Alves Pereira e pelo empresário Carlos Alberto Machado Alves Pereira.

Já a Fitas e Essências, com sede na Maia, fica com 3%, com esta sociedade a ser controlada pelo sócio maioritário Stéphane Rodolphe Picciotto.

Com 3%, está Manuel José Lemos de Ferreira Lemos, de Mirandela.

Já o empresário Mário Ferreira, dono da Douro Azul, vai continuar a deter 30% da TVI, através da Pluris Investments.

Conforme apurou o Jornal Económico, Cristina Ferreira, a senhora televisão, vai passar a ter 2,5% da Media Capital.

A 4 de setembro, a Media Capital anunciou que tinha chegado a acordo com diversos investidores para vender 64,47% da Media Capital por 36 milhões de euros, com este valor a implicar uma avaliação da empresa em 150 milhões de euros.

A operação teve lugar de maneira simultânea no mercado mediante vendas em bloco de ações.

A Prisa disse que a operação representa um “prémio de 63% face ao preço por ação oferecido pela entidade Cofina SGPs na sua oferta pública voluntária sobre as ações da Media Capital” a 12 de agosto.

O Jornal Económico já tinha revelado a 14 de agosto que a Prisa exigia 36,8 milhões de euros pelos 64% que ainda detinha da empresa. A informação constava de um ‘teaser’ entregue em julho a potenciais investidores.

A Prisa disse a 4 de setembro que tem o “conforto legal” para realizar uma operação deste tipo para vender 64% do seu capital. “A sociedade PRISA informou a Media Capital que as operações de venda aqui referidas, e os respetivos contornos legais e operacionais, se suportam na auscultação feita a eminentes juristas, com destaque para um parecer elaborado a pedido da PRISA pelo Professor Doutor Paulo Mota Pinto, dando conforto legal, no entendimento da PRISA, à execução da operação, no contexto do quadro legal e regulatório que se lhe aplica, cumprindo assim as obrigações regulatórias e legais que se lhe aplicam”.
https://jornaleconomico.pt/noticias/ja-sao-conhecidos-os-novos-donos-de-41-do-capital-da-dona-da-tvi-635476

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.