[weglot_switcher]

Sindicato e patrões chegam a acordo: Greve dos motoristas de combustíveis terminou

O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosos (SNMMP) e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) chegaram a acordo após mais de 72 horas de conflito laboral que parou Portugal.
18 Abril 2019, 07h56

Ao terceiro dia, e à beira do país entrar no caos, a greve dos motoristas de combustíveis acabou esta quinta-feira, 18 de abril, avançou o Governo ao Jornal Económico.

O Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosos (SNMMP) e a Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM) chegaram a acordo após mais de 72 horas de conflito laboral que parou Portugal.

O ministro das Infraestruturas e da Habitação Pedro Nuno Santos vai prestar declarações esta manhã desta quinta-feira. Pedro Nuno Santos foi nomeado pelo primeiro-ministro António Costa para mediar as negociações entre a ANTRAM e o SNMMP. Tanto a associação patronal como o sindicato também vão prestar declarações esta manhã.

Durante a madrugada o Governo anunciou o alargamento dos serviços mínimos a todo o país – com a realização de 40% das operações normais de abastecimento de combustíveis -, mas tudo indicava que a greve iria continuar.

Ao final do dia de quarta-feira, o Governo anunciou a criação a criação de uma rede nacional de 310 postos de combustível destinados a forças de segurança ou serviços de emergência.

Estes postos de combustível são postos que já existem, mas vão ser usados durante a crise energética para mitigar os efeitos da escassez de combustível e corrida às bombas.

A Rede Estratégica de Postos de Abastecimento (REPA) integra 310 postos que cobrem todo o território nacional, e vão ter prioridade de abastecimento através dos camiões cisterna, face aos outros 2.700 postos da totalidade da rede que existe em Portugal.

Os postos REPA podem abastecer o público em geral, mas somente um volume máximo de 15 litros de gasolina ou gasóleo por cada veículo.

 

https://jornaleconomico.pt/noticias/saiba-aqui-onde-e-que-ficam-os-310-postos-onde-pode-abastecer-ate-15-litros-de-combustivel-435277

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.