[weglot_switcher]

“Oficina do Empreendedor” abre a porta a 50 candidatos ao mundo empresarial

A Startup Madeira lançou hoje mais uma edição da “Oficina do Empreendedor” com o intuito de ajudar os potenciais empreendedores a adquirirem conhecimentos e competências básicas do mundo empresarial.
24 Fevereiro 2017, 15h01

A Startup Madeira lançou hoje mais uma edição da “Oficina do Empreendedor”, a quinta, que abre a porta a 50 candidatos. É a primeira edição depois do CEIM passar a designar-se Startup Madeira o ano passado.

Na apresentação, que decorreu hoje, o secretário regional da Economia, Turismo e Cultura referiu que esta tem sido a forma de estimular, ajudar e motivar as pessoas a descobrirem as suas competências.

Eduardo Jesus evidenciou que todos nascemos com competências mas, por vezes, têm de ser apoiadas para que cada um encontre o seu rumo. E esta é uma missão que diz estar a ser feita pela Startup Madeira na ajuda às pessoas a descobrirem o seu caminho.

O governante referiu que nas quatro anteriores edições foram envolvidas 175 pessoas no universo de 450 interessadas. Acabaram por concretizar 10 projetos, com uma média de dois postos de trabalho por cada um. Contudo, acentuou que esse não é o único propósito nem a única forma de medir o sucesso da iniciativa. No fundo, como referiu a presidente da Startup Madeira, Patrícia Dantas Caires, um dos objetivos passa pelos participantes adquirirem competências básicas do mundo empresarial e algum suporte na área sócio-comportamental, na perceção, como pessoas, do que é preciso para ser empreendedor. Isso mesmo foi constatado por um dos participantes que expressou que a Oficina do Empreendedor permitiu pensar em ideias de negócio de uma forma estruturada, menos apaixonada e mais racional.

Além das “Oficinas” do empreendedor, já houve igualmente duas “Oficinas” direcionadas para o setor agrícola, uma “Oficina” para a área cultural, e ainda uma “Oficina” destinada às startups.

Nas oficinas no seu todo foram envolvidas quase 300 pessoas num universo de quase 650 que se candidataram.

O programa

A “Oficina do Empreendedor” é um programa de mentoring, capacitação e estímulo do empreendedorismo que tem como principal objetivo ajudar os potenciais empreendedores a adquirirem conhecimentos e competências básicas do mundo empresarial, transformando uma ideia numa oportunidade de negócio. No fundo, pretende estimular mentalidades promovendo um novo espírito de iniciativa e dinamismo que facilite a expansão de horizontes.

As candidaturas são feitas online, através do site: www.startupmadeira.eu, até o próximo dia 10 de março. Como critérios de seleção temos a ordem de entrada da ficha de inscrição e respetiva validação.

Existem cinco dezenas de vagas e a participação é gratuita. No entanto, é necessário deixar uma caução de 20 euros, que será devolvida no final do programa.

As duas condições para participar exigem que o candidato tenha a idade mínima de 18 anos e que tenha como habilitações mínimas o 12º ano completo ou equivalente.

O programa vai realizar-se na sala Ursa Menor, do Madeira Tecnopolo, em dois fins-de-semana seguidos (18 e 19 de março e 25 e 26 de março), entre as 09h30 e as 13h00 e entre as 14h30 e as 19h00.

Os destinatários são todas as pessoas que pretendam desenvolver e aprofundar as suas capacidades empreendedoras bem como adquirir conhecimento do mundo empresarial.

Podemos referir ainda que objetivos gerais visam proporcionar uma reflexão sobre o perfil empreendedor e identificar oportunidades no mercado e construir um conceito ou ideia de negócio associada a essa oportunidade. Além disso, preconiza disponibilizar uma metodologia para a estruturação e elaboração do modelo de negócios, assim como definir um plano de ação de forma a minimizar os riscos de negócio e otimizar o sucesso de implementação do projeto no mercado e dar a conhecer programas de apoio e fontes de financiamento.

A “Oficina do Empreendedor” é um projeto financiado pelo programa Madeira 14-20.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.