[weglot_switcher]

Oi aceita proposta de 2,6 mil milhões de euros da Vivo, Claro e Tim para vender negócio móvel

O negócio ainda não está fechado, mas Vivo, Claro e TIM Brasil lideram a corrida pelo negócio móvel da Oi. A Vivo é uma holding do grupo espanhol Telefónica; a Claro é detida pela América Móvel do mexicano Carlos Slim; e a TIM Brasil é uma holding da Telecom Italia.
  • Oi Brasil
8 Setembro 2020, 10h25

A Oi aceitou a proposta conjunta de 16,5 mil milhões de reais (2,6 mil milhões de euros) da Vivo, da Claro e da TIM para vender a sua unidade móvel, segundo o anunciado ao mercado de capitais na segunda-feira. A Oi atravessa um processo de recuperação judicial, sendo detida pela portuguesa Pharol em 5,51% do seu capital, através da Bratel.

A aceitação da proposta conjunta das três operadoras de telecomunicações é o ponto de partida para a alienação do negócio móvel da telecom brasileira. Vivo, Claro e TIM foram classificadas como “stalking horse“, de acordo com a nota veiculada pela Comissão de Valores Mobiliários (regulador do mercado de capitais no Brasil). Ou seja, as três operadoras partem na frente do leilão dos ativos do negócio móvel da Oi.

Assim, as três empresas compradoras terão “o direito de, a seu exclusivo critério, cobrir a oferta de maior valor que se seja eventualmente apresentada no referido processo competitivo [venda dos ativos do negócio móvel da Oi]”. Mas esse direito só poderá ser exercido sobre a melhor oferta, caso a proposta da Vivo, Claro e TIM “seja no mínimo 1% superior” ao valor das eventuais ofertas concorrentes que possam surgir.

Este acordo alcançado para a venda do negócio móvel terá ainda de ser votado em assembleia geral de credores para avançar, uma vez que a alienação destes ativos carece de um aditamento ao Plano de Recuperação Judicial que a Oi atravessa. A referida reunião de credores ocorre esta terça-feira, 8 de setembro.

Só com a autorização dos credores é que a empresa de telecomunicações brasileira poderá dar início ao leilão de venda do negócio móvel.

A confirmar-se a concretização desta operação, o negócio móvel da Oi – considerada a quarta maior telecom do Brasil – será absorvido pelas três maiores empresas de telecomunicações do mercado brasileiro. A Vivo, cuja quota de mercado é superior a 30%, é uma holding do grupo espanhol Telefónica; a Claro detém uma quota superior a 25% e é detida pela América Móvel do mexicano Carlos Slim; e a TIM Brasil, cuja quota de mercado é superior a 20%, é uma holding da Telecom Italia.

Além de estar a preparar a venda do seu negócio móvel a Oi também está a preparar terreno para vender a sua rede de fibra ótica e o negócio de televisão por assinatura.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.