[weglot_switcher]

Olá ‘Wiizard’. Wiimer lança serviço de Inteligência Artificial para empresas

Solução lançada pela consultora Wiimer visa capacitar as grandes empresas e também PME para a Inteligência Artificial. Novo serviço “potencia a eficácia e celeridade na tomada de decisões”.
4 Julho 2024, 11h57

A Wiimer prometeu e cumpriu. A consultora de Inteligência Artificial (IA) e data analytics, oficializou o lançamento do serviço Wiizard, um serviço de IA para as empresa que visa ajudá-las a integrar a tecnologia nas suas operações e transformar o acesso à informação e análise de dados.

“O Wiizard é mais do que uma solução tecnológica. Trata-se de uma framework [pacote de código para criar aplicações digitais] que pode abranger todo o ciclo de vida de uma iniciativa de Generative AI: priorização e análise custo-benefício de iniciativas; governo da solução; criação da arquitetura IT necessária; implementação de modelos de IA; e desenvolvimento de um front-end customizado ao cliente. Ou seja, trata-se de uma solução que pode ser desenhada e adaptada à realidade concreta de cada organização e implementada de forma diferente, mas complementar, nas suas várias áreas, sejam corporativas ou operacionais.”, salientou Miguel Moreira da Silva, managing partner da Wiimer.

O lançamento deste serviço já tinha sido divulgado a semana passada pelo Jornal Económico.

“Assente em modelos open source e tecnologias comercialmente disponíveis baseadas em IA generativa, o Wiizard disponibiliza às organizações um assistente corporativo que permite reunir diversas fontes de dados internos e externos, reduzindo silos de informação e oferecendo, por um lado, um acesso imediato à informação e conhecimento e, por outro lado, uma rápida análise de dados, que potencia a eficácia e a celeridade na tomada de decisões, das estratégicas às mais operacionais”, aponta a consultora em comunicado

Segundo Gustavo Haydt Souza, Chief Technology Officer da Wiimer, o Wiizard traduz-se numa “abordagem diferente na adoção de IA pelas empresas que vai para lá do valor de mera inovação, para descer ao patamar das operações e assegurar uma maior produtividade, criação de valor e eficiência operacional”. “Não queremos que a IA nas empresas seja um projeto isolado, fechado numa dada área ou equipa, mas que passe a ser parte integrante, quase que rotineira, das suas operações diárias”, explica o CTO.

Miguel Moreira da Silva sustenta que o Wiizard é direcionado para grandes empresas e PME. “Ao passo que nas primeiras, que já têm em curso várias iniciativas de IA e analítica avançada, passa a ser possível realizar projetos que potenciam a eficiência operacional e a produtividade de forma mais ágil e ainda mais rápida, nas PME’s, onde a IA ainda não penetrou com a mesma intensidade, passa a ser possível desenvolver projetos numa escala e a um custo que permite criar efetivo valor para as suas operações”.

Ao JE, o managing partner já tinha partilhado a mesma visão de que o potencial da IA vai ser superior nas PME, lembrando que estas estão “relativamente atrasadas na adoção de modelos”.

A consultora está presente em Portugal e Espanha, onde vai lançar agora este serviço, e tem parcerias estratégicas na América Latina, tendo também concluído projetos analíticos em várias geografias, nomeadamente europeia e americana.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.