Já são conhecidas as empresas vencedoras da segunda edição do prémio Inovação na Internacionalização da COTEC, em parceria com o Santander Portugal e a World Trade Center Lisboa. A OLI, do segmento das soluções sanitárias sustentáveis, foi eleita a vencedora “pela robustez do seu crescimento internacional e pela sua capacidade de transformar inovação em valor concreto à escala mundial. A empresa de Aveiro tem um forte impacto em mercados como América Latina, Médio Oriente, Europa e Norte de África”, refere a COTEC em comunicado.
A Controlar, Palbit, Skypro e RCN – “cujas trajetórias espelham estratégias inovadoras, ajustadas às exigências de um mundo interligado, diverso e competitivo, venceram nas respetivas categorias”.
Jorge Portugal, director-geral da COTEC Portugal, disse, citado pelo comunicado: “Estas empresas mostram que a internacionalização não é um acto isolado, mas um processo evolucionário — feito de aprendizagem contínua, adaptação aos contextos culturais e construção progressiva de vantagens competitivas nos mercados globais.”
Amílcar Lourenço, Administrador Executivo do Santander Portugal, afirma: “Estes prémios celebram a coragem de inovar e a resiliência de quem transforma a internacionalização numa verdadeira conquista. Os vencedores — e todos os candidatos desta edição — refletem o melhor do espírito empresarial português: a capacidade de enfrentar desafios e de converter obstáculos em oportunidades de crescimento, contribuindo pelo desenvolvimento do país.”
Para Luciano Montenegro de Menezes, CEO do World Trade Center Lisboa, “O Prémio Inovação na Internacionalização é mais do que um reconhecimento: é uma alavanca para potenciar empresas com talento global. Através da rede internacional World Trade Centers Association, oferecemos a estas empresas novas oportunidades de crescimento, colaboração e internacionalização estruturada.”
O Prémio Inovação na Internacionalização “tem como objetivo valorizar empresas que desafiam os modelos tradicionais de expansão internacional, promovendo a sua visibilidade e integração em redes globais. A distinção considera tanto a dimensão da empresa (Pequena, Média e MidCap) como a geografia predominante das exportações (Europa ou Global), ajustando assim a avaliação ao estádio de maturidade internacional”.
Nesta edição, 104 empresas candidataram-se, oriundas de diversos sectores. “A seleção baseou-se em critérios quantitativos rigorosos — taxa de crescimento internacional, intensidade exportadora, investimento em I&D, produtividade, rentabilidade, sustentabilidade e propriedade intelectual — complementados por uma entrevista a cada finalista”.
Os vencedores beneficiam de acesso privilegiado à rede internacional dos 320 World Trade Centers, presentes em 93 países e beneficiarão do apoio de uma equipa de especialistas em internacionalização do Santander, presente em 13 geografias. Os finalistas receberam um dossier de avaliação do seu processo de internacionalização produzido pela COTEC Portugal.
Vencedores por categoria:
O júri que avaliou as candidaturas foi constituído por personalidades de reconhecido mérito nos domínios da inovação, da academia e do tecido empresarial: Adolfo Mesquita Nunes (Pérez-Llorca), Alexandra Vilela (COMPETE 2030), Amílcar Lourenço (Santander), João Maciel (EDP Inovação), Cristina Rodrigues (Capgemini), Helena Bento (Oceanário de Lisboa), José Luís Alvim (Porto Business School), José Magro (WTC Lisboa Business Club), José Pulido Valente (IAPMEI), Manuel Ferreira (Banco BBVA), Miguel Athayde Marques (Universidade Católica), Rui Amorim de Sousa (Cerealis) e Sandra Santos (Logoplaste).
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