[weglot_switcher]

OMS declara emergência de saúde pública mundial devido a coronavírus

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente emergência de saúde pública mundial devido ao coronavírus.
  • Getty Images
30 Janeiro 2020, 19h49

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou oficialmente emergência de saúde pública mundial devido ao coronavírus, esta sexta-feira, 30 de janeiro, mais de uma semana depois de incerteza.

“Com 8.774 casos confirmados, sendo que 8.736 casos (99%) são no território continental chinês”, sustentou o líder da OMS em direto de Genebra na conferência de imprensa. Atualmente, estão confirmadas 171 mortes, todas na China.

Sabe-se que existem 19 países com casos já confirmados, sendo que na Europa estão confirmados seis casos em França (o primeiro país europeu a detetar um caso), três casos na Alemanha, um caso na Finlândia e o caso do navio cruzeiro em Itália foi confirmado como negativo.

“Esta declaração não é um voto de não confiança na China, antes pelo contrário. A OMS continua a depositar a sua confiança na capacidade da China em controlar este surto”, sublinha o líder da organização de saúde mundial.

Foram também já confirmados casos de infeção em Macau, Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Japão, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Singapura, Vietname, Nepal, Malásia, Austrália, Canadá, Índia, Filipinas, Camboja e Emirados Árabes Unidos.

Uma emergência de saúde pública internacional supõe a adoção de medidas de prevenção e coordenação à escala mundial. Para a declarar, a OMS considera três critérios: uma situação extraordinária, de risco de rápida expansão para outros países e de resposta internacional coordenada.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.