Operação de transporte de componentes eólicos começa esta sexta-feira na Madeira

A LASO Transportes é a empresa responsável por esta operação que vai envolver o transporte de doze pás eólicas com 67 metros cada uma e ainda o transporte de quatro geradores com 120 toneladas cada um.

A operação de transporte de componentes eólicos para o Parque Eólico Alecrim-Urze no Paúl da Serra começa esta sexta-feira às 22h e vai decorrer pelo menos durante um mês e meio, envolvendo o corte total de estradas.

A LASO Transportes é a empresa responsável por esta operação que vai envolver o transporte de doze pás eólicas com 67 metros cada uma e ainda o transporte de quatro geradores com 120 toneladas cada um.

O transporte das pás está dividido em duas fases, sendo a primeira fase o transporte feito de forma convencional desde o Porto do Caniçal até à Ribeira Brava. Já na segunda fase, o transporte vai ser efetuado com recurso à utilização de equipamento Blade Lifter, que vai permitir levantar a pá eólica até 60 graus de inclinação, assim como rodá-la 360 graus sobre o seu eixo, tendo em conta a existência de estradas sinuosas, curvas apertadas, zonas povoadas e inclinações anormais.

O transporte dos geradores vai ser executado em quatro fases devido à complexidade do trajeto. Para cada gerador vão ser utilizados dois a três camiões para tracionar as respetivas composições e vencer as acentuadas subidas que caraterizam a ilha.

A primeira fase do transporte tem início no Porto Caniçal até à entrada da Via Rápida 1 (VR1), a segunda fase vai desde a entrada da VR1 até à Ribeira Brava, na terceira fase o transporte é feito entre a Ribeira Brava e os Prazeres e na última fase entre os Prazeres e o Parque Eólico Alecrim-Urze.

Dada a dimensão do transporte vão ser necessárias algumas medidas de prevenção, tais como o corte total de estradas, a intervenção em oito rotundas e desvio, quando necessário, de fios elétricos.

Na operação vão estar envolvidos cerca de oito camiões, 38 linhas de eixo para o transporte de cada gerador, um Blade Lifter, 18 colaboradores da LASO e 20 agentes da PSP.

Ler mais
Recomendadas

Pedro Ramos tranquiliza população e diz que Madeira tem capacidade de resposta para coronavírus

O secretário regional da saúde diz que a Madeira tem uma linha de emergência, fluxogramas para os portos, aeroportos, e marinas, para situações de casos suspeitos ou positivos, e sobre a forma como transporte deve ser feito, em situações de detecção ou suspeita de coronavírus.

“Temos de nos diferenciar pelas caraterísticas intrínsecas do destino Madeira”, aponta Sérgio Gonçalves

Em entrevista ao Económico Madeira, que saiu na edição impressa deste mês, Sérgio Gonçalves apontou que o caminho passa pela Região se focar naquilo que é genuíno e autêntico do destino, realçando aqui a vertente da Natureza.

Mário Pereira de saída da direção clínica do SESARAM

O nome do ex-deputado para ocupar este cargo foi sempre muito contestado, principalmente por grande parte dos diretores de serviço do SESARAM, sendo que alguns até chegaram a apresentar a sua demissão.
Comentários