A tecnológica norte-americana Oracle vai comprar a empresa de informática Cerner por 28,3 mil milhões de dólares (aproximadamente 25 mil milhões de euros) naquele que é o seu maior negócio alguma fez feito desde 1977. A aquisição da empresa de tecnologias de informação para a saúde abre portas para um sector em crescimento, cada vez mais dependente de dados.
Os trâmites da compra, divulgados esta segunda-feira pela Oracle, preveem que os acionistas da Cerner recebam 95 dólares em dinheiro por cada ação que detêm, representando um prémio de 5,8% sobre o preço do último fecho da empresa. Neste momento, as ações da Oracle estão a negociar em Wall Street com uma queda de 4,46% para 92,27 dólares.
“O sector de saúde é o maior e o mais importante mercado vertical do mundo, de 3,8 biliões de dólares [cerca de 3,4 biliões de euros] no ano passado só nos Estados Unidos”, destaca a CEO da Oracle, Safra Catz, em comunicado divulgado esta segunda-feira. Logo, o intuito é que estes instrumentos de healthtech permita reunir informação médica e reduzir a carga de trabalho administrativa de quem está a fazer os diagnósticos ou prestar os cuidados de saúde.
“A Cerner será um grande motor adicional de crescimento da receita [da Oracle] nos próximos anos, à medida que expandimos os seus negócios para muitos outros países em todo o mundo. Essa é a mesma estratégia de crescimento que adotámos quando compramos a NetSuite, mas a oportunidade de receita da Cerner é ainda maior”, garante a diretora executiva da tecnológica com sede na Califórnia. A NetSuite foi adquirida em 2016 por 9 mil milhões de dólares (na ordem dos 8 mil milhões de euros).
Já o chairman e diretor tecnológico da Oracle destaca que, “ao trabalharem juntas, a Cerner e a Oracle têm a capacidade de transformar a prestação de cuidados de saúde, fornecendo aos médicos as melhores informações, permitindo-lhes tomar melhores decisões de tratamento, resultando em melhores resultados para os pacientes”. “Com esta aquisição, a missão corporativa da Oracle expande-se para assumir a responsabilidade de dar a estes profissionais, sobrecarregados, uma nova geração de ferramentas digitais mais fáceis de usar que permitem o acesso às informações por interface de voz para proteger as aplicações em cloud”, explica Larry Ellison.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com