[weglot_switcher]

Orçamento de 117 milhões apoia PME em territórios de baixa densidade

Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial (SICE) – Inovação Produtiva acaba de abrir candidaturas para as regiões Norte, Centro, Alentejo e Algarve.
serviços empresas
31 Julho 2025, 09h38

A Yunit Consulting, consultora de referência no apoio à capitalização e crescimento empresarial, acaba de anunciar que estão abertas as candidaturas ao Sistema de Incentivos à Competitividade Empresarial (SICE) – Inovação Produtiva. “Com um orçamento de 117 milhões de euros, destinado a apoiar o crescimento e a inovação das PME localizadas em Territórios de Baixa Densidade, este incentivo financeiro representa uma oportunidade estratégica para as empresas que querem aumentar a sua competitividade, possibilitando o financiamento na vertente produtiva, em total alinhamento com as exigências das transformações da Indústria 4.0 e da Transição Climática”, refere a consultora.

O SICE – Inovação Produtiva visa financiar projetos cujo investimento se situe entre os com os 300 mil e os 25 milhões de euros em diferentes setores, desde a indústria ao turismo, proporcionando às PME a possibilidade de expandirem as suas operações, diversificarem a sua produção ou implementarem novas soluções produtivas. “As tipologias de projeto elegíveis para candidaturas incluem a criação de novos estabelecimentos produtivos/turísticos, o aumento da capacidade de um estabelecimento já existente, a diversificação da produção, incluindo novos produtos ou serviços, e alterações fundamentais nos processos de produção global já existentes. Além disso, os projetos devem estar alinhados com as políticas setoriais estratégicas do país, incluindo a Indústria 4.0 e a Transição Climática, aspetos essenciais para as empresas que desejam acompanhar as tendências globais e posicionar-se de forma sustentável no mercado”.

O apoio financeiro varia consoante a localização das empresas, com as regiões de baixa densidade a beneficiarem de taxas diferenciadas, permitindo assim uma maior flexibilidade para as PME que se encontram nessas áreas. As taxas de apoio podem chegar aos 50% na região Norte, aos 60% nas regiões Centro e Alentejo, e aos 50% na região do Algarve.

“Este é um momento crucial para as PME que procuram fortalecer a sua competitividade e acelerar o seu processo de inovação. É nossa missão, enquanto consultores no apoio à capitalização e crescimento empresarial, apoiar as PME em todas as suas etapas, garantindo que possam maximizar as suas oportunidades de sucesso e, ao mesmo tempo, impulsionar a sua transformação digital e sustentável”, refere Bernardo Maciel, CEO da Yunit Consulting, citado em comunicado.

A Yunit Consulting é uma consultora de gestão especializada no apoio ao investimento e à capitalização das empresas, através da otimização de incentivos financeiros e fiscais. Com uma abordagem orientada para a criação de valor e crescimento sustentável, a Yunit Consulting ajuda empresas a identificar e implementar soluções estratégicas para fortalecer os seus negócios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.