[weglot_switcher]

Os 18 dias em que Portugal é o centro da Economia do Mar

No outono, Portugal vai receber quatro eventos internacionais, que vão reunir milhares de agentes políticos e económicos relacionados com a Economia do Mar na região de Lisboa, uma oportunidade para afirmar o país como protagonista.
19 Agosto 2018, 20h00

Este ano, durante 18 dias, Portugal vai ser o centro do mundo relacionado com os oceanos e a economia do mar. Entre meados de setembro e o início de outubro, realizam-se entre Lisboa e Cascais quatro grandes eventos internacionais, a par de diversas iniciativas complementares, que reunião milhares de agentes do sector marítimo de todo o mundo.

O primeiro e principal evento é a “Portugal Shipping Week 2018”, que decorrerá entre 17 e 21 de setembro, reunindo os principais especialistas mundiais do setor para a discussão das novas realidades e dos novos desafios do transporte marítimo mundial.

Esta é a primeira vez que este evento se realiza fora de Londres ou Bruxelas. Segundo a Shipping Innovation, organizadora do evento, a “Portugal Shipping Week 2018” vai “mostrar o papel de Portugal como centro marítimo global de transporte e logística”, juntando decisores políticos portugueses, armadores e operadores e outros stakeholders do sector marítimo, “que se concentrarão na navegação da região, em todos os seus aspetos, bem como nas tendências e influências globais”. O destaque recai sobre a presença de agentes do sector do “mundo lusófono da Europa, América do Sul, África e Ásia, juntamente com líderes da indústria marítima internacional”.

A conferência principal decorrerá na gare marítima de Alcântara e terá como tema “os desafios do futuro para uma nova geração do transporte marítimo”. Mas, durante estes dias, realizar-se-ão outros eventos, em paralelo, como a exposição intitulada “Portuguese Deep Sea”, centrada nas missões do batiscafo FNRS III em Portugal, 1956, com fotos tiradas pelo professor Mário Ruivo, e uma “timeline da exploração do mar profundo ontem, hoje, amanhã”.

 

Cruzeiros, Oceans Meeting e BioMarine Business Convention

Em simultâneo e pela primeira vez integrada na “Portugal Shipping Week” terá lugar, também em Lisboa, o “Seatrade Cruise Med 2018”, entre os dias 19 e 20 de setembro. O Porto de Lisboa – que ficou responsável pela organização o evento este ano – refere que este é um dos maiores eventos do mundo sobre o setor dos cruzeiros e o maior para a região do Mediterrâneo.

Espera-se a participação de mais de 2.600 profissionais do sector, estarão presentes mais de 60 empresas com espaços de exposição, cerca de 60 países estarão representados e mais de 30 marcas de companhias de cruzeiros de todo o mundo.

A “Portugal Shipping Week 2018” terminará com um outro evento que vem ganhando prestígio à escala global, a nível de governança dos Oceanos: o “Oceans Meeting”, que decorrerá na Cordoaria Nacional, organizado pelo Ministério do Mar. “A edição de 2018 do certame trará ao nosso país vários governantes mundiais e representantes das principais entidades internacionais ligadas aos Oceanos”, refere o ministério liderado por Ana Paula Vitorino. A agenda do encontro prevê uma sessão plenária de alto nível, seguida de conferências sobre a “economia circular azul e a ciência” e “o transporte marítimo verde e os port tech clusters”.

Estes 18 dias em que Portugal será o centro do mundo dos oceanos e da economia do mar terminarão com a “BioMarine Business Convention 2018”, certame internacional que se realiza pela primeira vez em Portugal e que decorrerá entre os 2 e 4 de outubro, no Centro de Congressos do Estoril, em Cascais, onde serão discutidos temas relacionados com a economia do mar, “com o principal foco assente na sustentabilidade dos Oceanos”, segundo a organização do evento.

Para esta iniciativa, está prevista a presença em Portugal de mais de 300 CEO, investidores e agências governamentais especializadas na economia do mar.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.