O ‘bunker’ Oppidium, República Checa
Considerado detentor do maior ‘bunker’ do mundo, o Oppidum é o complexo construído na zona rural da República Checa que conta com um campo de golfe, heliporto, tecnologia de defesa automática e um abrigo subterrâneo.
Este ‘bunker’ foi construído pelo governo da Checoslováquia no auge da Guerra Fria e pode suportar desde um ataque nuclear a um desastre natural, mantendo os ocupantes seguros por mais de 10 anos, revela o MSN.
Esta estrutura foi adquirida pelo empresário imobiliário Jakub Zamrazil em 2013 e transformada num luxuoso abrigo subterrâneo, possuindo um apartamento 6.750 metros quadrados com sete suites.
Há também uma sala de conferências e comunicações, hospital e cirurgia dentária dentro da instalação.
O ‘bunker’ Vivos Europa One, Alemanha
Vivos Europa One em Rothenstein, na Alemanha, foi pensado por Robert Vicino, CEO do Vivos.
Tal como o Oppidum, o Vivos Europa One é um abrigo subterrâneo construído na Guerra Fria e reconstruído posteriormente, sendo avaliado em cerca de 1,1 mil milhões de dólares.
Enterrado dentro de uma montanha de pedra calcária, este ‘bunker’ de 227,904 metros quadrados tem capacidade para aguentar uma explosão nuclear, um acidente aéreo direto, inundações graves e terremotos, bem como ataques biológicos e químicos, segundo divulga o MSN.
Há quem designe este espaço como uma “espécie de Arca de Noé” dos tempos modernos, já que terá seu próprio jardim zoológico, com uma variedade especialmente selecionada de espécies para salvaguardar a sua sobrevivência, caso ocorra um evento de extinção em massa.
O ‘bunker’ Survival Condo, EUA
Este ‘condomínio de sobrevivência’ ocupa um antigo armazém de mísseis nucleares no Kansas.
Com 20.000 metros quadrados de espaços luxuosos, um cantinho neste ‘bunker’ vale entre 1,5 milhões de dólares e 4,5 milhões de dólares, consoante o tamanho, avança o MSN.
Duas portas blindadas de oito toneladas cada e capaz de suportar um impacto nuclear direto, inundações graves, velocidades extremas de vento de tornado e praticamente qualquer outro fenómeno natural, este local contém todas as condições necessárias para manter os ocupantes seguros até cinco anos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com