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Os ginásios e a “famosa” fidelização

Não se deixe iludir por promoções ou outro tipo de ofertas. Veja se são verdadeiramente vantajosas ou se contêm alguma “armadilha”. Pagando um ano logo à partida, analise as condições de reembolso caso tenha necessidade de desistir a meio.
24 Maio 2019, 07h15

O Verão está a chegar. Apresentar-se elegante e saudável é o desejo de muitos consumidores que procuram um ginásio para conseguir ficar em forma.

Porém, nem tudo corre bem. A DECO tem recebido muitas reclamações relativas a contratos celebrados com ginásios, que, cada vez mais, exigem a aceitação de períodos de fidelização.

Ao aceitar a “famosa” fidelização, o consumidor compromete-se a ficar vinculado por um período de 12 meses ao ginásio, ficando obrigado a indemnizar o estabelecimento se deixar de o frequentar antes de terminar esse prazo.

O problema coloca-se quando, por motivo de força maior, como sejam situações de doença temporária, desemprego ou gravidez de risco, o consumidor não o pode frequentar. Embora, por regra, os ginásios estabeleçam a possibilidade de se suspender o contrato enquanto durar essa indisponibilidade, o consumidor sente que fica eternamente vinculado ao contrato, pois vão sendo colocados entraves à desvinculação definitiva. Por outro lado, durante essa suspensão, alguns consumidores veem-se obrigados a pagar metade da mensalidade, sem poder usufruir do serviço prestado.

Assim, para evitar problemas, antes de assinar contrato:

Verifique os equipamentos e as instalações (salas e balneários) para se certificar de que o ginásio tem boas condições para a prática desportiva;

Veja se tem alvará de funcionamento passado pela câmara municipal. O regulamento com regras de utilização e segurança tem de estar afixado num local visível na receção e na zona de acesso às áreas de atividade desportiva e instalações de apoio. A informação sobre o seguro desportivo também deve estar visível;

Peça uma cópia da apólice para se certificar de que está realmente protegido;

Não se deixe iludir por promoções ou outro tipo de ofertas. Veja se são verdadeiramente vantajosas ou se contêm alguma “armadilha”. Pagando um ano logo à partida, analise as condições de reembolso caso tenha necessidade de desistir a meio;

Insista na necessidade de ler as condições do contrato e peça um exemplar do regulamento antes de se comprometer.

Como reclamar? Conheça os seus direitos de consumidor

Se já é cliente de um ginásio e tem problemas, reclame junto do estabelecimento. Denuncie eventuais problemas de funcionamento e de segurança à ASAE. As queixas que registar no livro de reclamações, que o estabelecimento é obrigado a disponibilizar, são encaminhadas para aquele organismo.

Procure-nos em: DECO MADEIRA está à sua espera na Loja do Munícipe do Caniço, Edifício Jardins do Caniço loja 25, Rua Doutor Francisco Peres; 9125 – 014 Caniço; deco.madeira@deco.pt

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