Novos desafios do trabalho nos portos geram debate nacional

Esta iniciativa, levada a cabo pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP), tem início às nove horas da manhã e vai contar com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na cerimónia de encerramento.

Bobby Yip/Reuters

Hoje, dia 13 de abril, realiza-se, em Lisboa, no Auditório Almada Negreiros, em Alcântara, um fórum sobre “O Trabalho nos Portos – Presente e Futuro”.

Esta iniciativa, levada a cabo pela Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores Portuários (FNSTP), tem início às nove horas da manhã e vai contar com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, na cerimónia de encerramento.

Aristides Peixoto, presidente da FNSTP; João Carvalho, presidente da AMT-Autoridade da Mobilidade e dos Transportes; e Enrico Tortolano, ITF Docker’s Section, abrem o fórum.

Seguir-se-á o painel ‘Importância do Sindicatos nas Relações de Trabalho’, com Sérgio Monte, secretário-geral adjunto da UGT; João de Deus, membro da Confederação dos Sindicatos Marítimos e Portuários; e Silvestre de Sousa, consultor jurídico da FNSTP.

Ainda durante a manhã, terá lugar o painel, seguido de debate, sobre o tema ‘Trabalho Portuário – a Realidade Ibérica’, com Rui Oliveira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Terminais Portuários de Aveiro; Paulo Freitas, vice-presidente do Sindicato XXI dos Trabalhadores dos Terminais de Carga Contentorizada de Sines; Álvaro Pereira, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Portuários de Sines; Javier Expósito Paradela, ex-presidente da ANESCO-Associação Nacional de Empresas de Estiva, Espanha; e Pedro García Navarro, secretário-geral da ANESCO.

Durante a tarde de hoje será debatido o ‘Regime de Trabalho nos Portos Nacionais, com Lídia Sequeira, presidente da APP-Associação dos Portos de Portugal; Américo Vieira, Sindicato dos Estivadores de Leixões; e Jaime Vieira dos Santos, presidente da Comunidade Portuária de Leixões.

De seguida, o Comandante Anselmo Laranjeira debaterá “O Futuro do Trabalho Portuário Nacional e o Advento da Automatização e Digitalização no Setor”.

O encerramento, marcado para as 18 horas, contará com a presença da ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, juntamente com as participações de Aristides Peixoto, presidente da FNSTP; e Carlos Silva, secretário-geral da UGT.

 

Ler mais
Recomendadas

PremiumPresidente da ATP disponível para novas fusões que unifiquem o setor

Mário Jorge Machado diz que consolidar o associativismo nos têxteis até unir todos os empresários seria benéfico para o setor. Frente internacional é outra prioridade do líder da Associação Têxtil e do Vestuário de Portugal.

Premium70 anos da Santini. Como a teoria do Big Bang se pode aplicar aos gelados artesanais

Desde o avô Attilio, desde a Cortina d’Ampezzo, a história da mais famosa gelataria portuguesa está a comemorar a partir desta semana o seu 70.º aniversário e já vai para a quarta geração dentro da família. O grande salto de expansão da cadeia foi dado, há cerca de 12 anos, com a parceria com a família Botton. Os novos desafios passam por mais lojas em Lisboa, Porto e Algarve, bem como a entrada nos mercados internacionais.

Mais de mil empresas brasileiras recebem apoio para negócios no exterior

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Confederação Nacional da Indústria querem acelerar a internacionalização nas firmas locais.
Comentários