[weglot_switcher]

OurCrowd entra em Portugal para potenciar investimentos nas startups “mais promissoras da região ibérica”

A OurCrowd foi fundada em 2013 e, atualmente, gere 1.500 milhões de dólares para investimentos em cerca de 220 empresas ou em 23 fundos onde as referidas empresas estão integradas.
2 Dezembro 2020, 10h04

A israelita OurCrowd, que se apresenta como a maior plataforma mundial de investimentos em venture capital, inicia atividade em Portugal, neste mês de dezembro, anunciou a empresa na terça-feira. A entrada em Portugal da OurCrowd acontece através de uma parceria estratégica com a sociedade portuguesa de capital de risco Underrock Investments.

As operações da OurCrowd em Portugal serão lideradas pelo managing partner da Underrock, Miguel Horta e Costa, e por Tiago Dores. O acordo da OurCrowd com a Underrock Investments também inclui a expansão da plataforma israelita em Espanha. A Underrock vai reportar diretamente a David Hatchwell, presidente do grupo EXCEM, que lidera as operações da OurCrowd na Península Ibérica.

Em comunicado, a OurCrowd salienta que pretende criar oportunidades de investimento para investidores portugueses em startups selecionadas. E, simultaneamente, a plataforma também procurará proporcionar a startups portuguesas “acesso a investidores qualificados em todo o mundo, além das oportunidades de expansão através de colaborações e parcerias institucionais”.

O papel da Underrock, segundo o mesmo comunicado, é procurar as “startups tecnológicas mais promissoras da região ibérica”.

Para o presidente executivo da OurCrowd, Jon Medved, a chegada a Portugal é relevante, uma vez que “Lisboa é considerada um hotspot de inovação e um centro de startups na Europa”.

“Lisboa é um dos centros tecnológicos que mais cresce na Europa, com startups inovadoras em fintech, planeamento da produção e inteligência artificial. A chegada da OurCrowd é uma oportunidade única para criar valor no mercado português como um todo, além de estabelecer laços entre as tecnologias israelitas e as portuguesas”, salienta Miguel Horta e Costa.

Segundo David Hatchwell, que é um dos líderes da comunidade judaica em Espanha, assumindo um papel relevante nas relações comerciais entre Espanha e Israel, a Península Ibérica representa uma oportunidade para os cerca de 60 mil investidores inscritos na OurCrowd, dado o “enorme potencial” das startups ibéricas.

“Acreditamos que todos irão colher os frutos desta nova parceria [entre OurCrowd e Underrock Investments]”, acrescenta Hatchwell.

A OurCrowd foi fundada em 2013 e, atualmente, gere 1.500 milhões de dólares (cerca de 1,2 mil milhões de euros) para investimentos em cerca de 220 empresas ou em 23 fundos onde as referidas empresas estão integradas. Nos últimos sete anos, “40 empresas do portefólio da OurCrowd foram vendidas a grandes multinacionais como a Microsoft, Smasung, Intel, Nike, Uber, Oracle e Canon, ou entraram em bolsa como a Beyond Meat e a Lemonade”.

Com uma aposta sempre centrada numa perspetiva tecnológica, os potenciais investimentos selecionados pela OurCrowd ocorrem nas áreas de cibersegurança, software de consumo, mobilidade, energia, agricultura, software empresarial, drones, alimentação, ótica e saúde.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.