OutSystems e Universidade Nova reforçam parceria em I&D

A parceria prevê a criação de um laboratório onde investigadores e estudantes poderão desenvolver projcetos relacionados com a tecnologia low-code da OutSystems.

A OutSystems e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) acabam de anunciar uma parceria que visa a criação de um laboratório nas instalações da faculdade para investigação e desenvolvimento.

O espaço, que foi equipado pela tecnológica, será utilizado por estudantes para desenvolver projectos relacionados com a tecnologia low-code da OutSystems com a supervisão de investigadores seniores do corpo docente.

As iniciativas terão como foco central o desenvolvimento de novas linguagens e modelos de programação – uma área em que o departamento de informática da NOVA/NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (LINCS) é especialista – que introduzam melhorias tecnológicas na plataforma low-code da empresa de origem nacional.

As inovações deverão incidir sobre a «evolução contínua do software, automatização da programação e modelos de sincronização de dados» indicou, em comunicado, a Outsystems.

Nuno Antunes, vice president of engineering, OutSystems, explicou que a colaboraçao com a universidade, que tem já uma década, tem sido muito importante para a empresa: «Na verdade, fazemos investigação técnica em parceria com a FCT NOVA já desde 2009, com o propósito de tornar a nossa abordagem low-code ao desenvolvimento de software ainda mais eficaz».

O responsável referiu ainda que a plataforma daOutsystems tem sido alvo de diversos projectos na NOVA: «Até hoje mais de 20 estudantes desta faculdade concluíram os seus estudos de mestrado fazendo investigação na OutSystems, em temas propostos por nós e que são muito importantes para o nosso futuro. Contar com um laboratório próprio na faculdade reservado para estes projectos foi um passo em frente que nos pareceu natural e esperamos que ajude a facilitar o desenvolvimento de projetos in loco».

João Costa Seco, investigador principal do NOVA LINCS revelou, ainda, que «parcerias como estas são essenciais para aprofundar a ligação entre as universidades e as empresas, sobretudo numa área como as TIC, na qual a inovação é a principal ferramenta para atingir a excelência».

A inauguração do espaço, localizado na sala 236 do Edifício II, decorre no dia 26 de Fevereiro e contará com a presença de Paulo Rosado, CEO da OutSystems, e Luís Caires, presidente do departamento de informática da FCT NOVA e director do NOVA LINCS.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Tecnologia portuguesa esclarece dúvidas online sobre a Covid-19

O “Assistente Digital Covid-19” foi lançado esta quinta-feira por um consórcio entre a Escola de Medicina da Universidade do Minho, a Faculdade de Medicina Universidade do Porto, a startup bracarense Automaise e a ‘spin-off’ HLTSYS.

Investigadores e engenheiros portugueses desenvolvem ventilador de código aberto

É um aparelho de emergência para ser utilizado nas unidades de cuidados intensivos dos hospitais, que foi criado por voluntários no âmbito do movimento “Project Open Air”.

Covid-19: Pingo Doce financiou projeto inovador de ‘triagem inteligente’

O valor do apoio financeiro da insígnia retalhista do Grupo Jerónimo Martins é de aproximadamente 30 mil euros, estimando-se que este equipamento inovador tenha capacidade para avaliar 240 pacientes por dia.
Comentários