OutSystems e Universidade Nova reforçam parceria em I&D

A parceria prevê a criação de um laboratório onde investigadores e estudantes poderão desenvolver projcetos relacionados com a tecnologia low-code da OutSystems.

A OutSystems e a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) acabam de anunciar uma parceria que visa a criação de um laboratório nas instalações da faculdade para investigação e desenvolvimento.

O espaço, que foi equipado pela tecnológica, será utilizado por estudantes para desenvolver projectos relacionados com a tecnologia low-code da OutSystems com a supervisão de investigadores seniores do corpo docente.

As iniciativas terão como foco central o desenvolvimento de novas linguagens e modelos de programação – uma área em que o departamento de informática da NOVA/NOVA Laboratory for Computer Science and Informatics (LINCS) é especialista – que introduzam melhorias tecnológicas na plataforma low-code da empresa de origem nacional.

As inovações deverão incidir sobre a «evolução contínua do software, automatização da programação e modelos de sincronização de dados» indicou, em comunicado, a Outsystems.

Nuno Antunes, vice president of engineering, OutSystems, explicou que a colaboraçao com a universidade, que tem já uma década, tem sido muito importante para a empresa: «Na verdade, fazemos investigação técnica em parceria com a FCT NOVA já desde 2009, com o propósito de tornar a nossa abordagem low-code ao desenvolvimento de software ainda mais eficaz».

O responsável referiu ainda que a plataforma daOutsystems tem sido alvo de diversos projectos na NOVA: «Até hoje mais de 20 estudantes desta faculdade concluíram os seus estudos de mestrado fazendo investigação na OutSystems, em temas propostos por nós e que são muito importantes para o nosso futuro. Contar com um laboratório próprio na faculdade reservado para estes projectos foi um passo em frente que nos pareceu natural e esperamos que ajude a facilitar o desenvolvimento de projetos in loco».

João Costa Seco, investigador principal do NOVA LINCS revelou, ainda, que «parcerias como estas são essenciais para aprofundar a ligação entre as universidades e as empresas, sobretudo numa área como as TIC, na qual a inovação é a principal ferramenta para atingir a excelência».

A inauguração do espaço, localizado na sala 236 do Edifício II, decorre no dia 26 de Fevereiro e contará com a presença de Paulo Rosado, CEO da OutSystems, e Luís Caires, presidente do departamento de informática da FCT NOVA e director do NOVA LINCS.

PCGuia
Ler mais
Recomendadas

Smart Sightseeing. Um autocarro com vista panorâmica sobre Lisboa mas em forma de vídeo

O minibus destaca-se por ser totalmente envidraçado e à frente ter um grande ecrã. Este transporte, que permite ter uma visão 360º de Lisboa, surge para responder aos desafios que os tradicionais autocarros panorâmicos para turistas apresentam.

The Loop Co. recebe investimento de 375 mil euros do Fundo Bem Comum e Fundo para a Inovação Social

A The Loop Co., que desenvolve soluções tecnológicas aplicadas à economia circular, anunciou ter fechado um acordo de investimento no valor de 375 mil euros.

Já nasceu o “Zomato” para marcar spas, cabeleireiros e PT

Depois de digitalizar a restauração em Portugal, Miguel Alves Ribeiro, diretor da Zomato em Portugal, abriu um novo negócio para colocar todos os espaços de bem-estar online. A partir deste sábado vai poder reservar o barbeiro ou a esteticista através da “Sheer Me”.
Comentários