O pacote ‘Mais Habitação’ foi publicado em Diário da República na passada sexta-feira e vai entrar em vigor a partir de hoje.
Segundo um comunicado no site do Governo, o pacote tem por objetivo promover o acesso à habitação a preços acessíveis. O Primeiro-Ministro considera que estas medidas criam fortes inventivos fiscais e reforça a segurança no arrendamento, que abre uma linha de 400 milhões de euros para a construção e reabilitação de imóveis, que prove uma nova geração de apoio às cooperativas de habitação”, ao mesmo tempo que dá aos municípios “novos instrumentos para promoverem a colocação de mais fogos no mercado de arrendamento”.
Ao mesmo tempo este pacote prevê que as mais valias das vendas de imóveis ao Estado estejam isentas de impostos e que os senhorios que coloquem os imóveis no arrendamento acessível fiquem isentos de impostos.
O pacote foi vetado pelo Presidente da República em agosto , pela falta de consenso político nas medidas. No entanto a maioria socialista realizou alterações ao pacote que vai entrar agora em vigor.
As medidas correm a par com o investimento previsto no Plano de Recuperação e Resiliência, no valor de 2700 milhões de euros. Nesta altura, 267 municípios já contratualizaram com o Estado as suas Estratégias Locais de Habitação. Dos mais de 32 mil fogos previstos, cerca de 18 mil já estão em fase de obra ou de projeto.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com