[weglot_switcher]

Pacto para a Conciliação integra sete novas organizações e cinco certificações

“Está em marcha um processo de transformação das nossas organizações de trabalho para que mulheres e homens possam fazer escolhas livres em todas as esferas da sua vida, assente numa igualdade efetiva e na distribuição igualitária do trabalho doméstico e de cuidado”, enaltece Rosa Monteiro, secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.
11 Julho 2019, 07h34

Realiza-se hoje no Palácio Foz, em Lisboa, por volta das 14h30m, o segundo encontro no âmbito do Pacto para a Conciliação, com a participação da ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro.

O Pacto para a Conciliação foi lançado pela secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade em dezembro de 2018, inicialmente com 47 organizações. Agora vai passar a contar com 56 organizações (desde organismos da administração pública central, até empresas públicas e privadas, câmaras municipais, comunidades intermunicipais e instituições do ensino superior), as quais assumem o compromisso de implementar e certificar um sistema de gestão da conciliação com base na norma portuguesa NP 4552:2016.

 

“Estas entidades reconhecem que a igualdade e a conciliação são verdadeiras estratégias de inovação e sustentabilidade, que exigem a construção de novos modelos e processos de gestão específicos, e não medidas pontuais ou cosméticas”, afirma Rosa Monteiro.

 

“Sinal do sucesso deste projeto é a certificação, pela primeira vez em Portugal, de cinco organizações em oito meses e a entrada de mais sete organizações no Pacto para a Conciliação. Estas entidades reconhecem que a igualdade e a conciliação são verdadeiras estratégias de inovação e sustentabilidade, que exigem a construção de novos modelos e processos de gestão específicos, e não medidas pontuais ou cosméticas. Está em marcha um processo de transformação das nossas organizações de trabalho para que mulheres e homens possam fazer escolhas livres em todas as esferas da sua vida, assente numa igualdade efetiva e na distribuição igualitária do trabalho doméstico e de cuidado”, destaca Rosa Monteiro, através de um comunicado.

Neste segundo encontro, além de um balanço do trabalho já desenvolvido e da troca de experiências serão formalizadas as novas adesões (APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, Câmara Municipal de Fafe, Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo, EPAL – Empresa Portuguesa das Águas Livres, Instituto Português do Sangue e da Transplantação, INFARMED – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde e Instituto Politécnico de Viana do Castelo) e entregues os diplomas às organizações certificadas (Novadelta, Eurest Portugal, Loulé Concelho Global, Câmara Municipal de Lagoa e Cascais Ambiente – Empresa Municipal e Ambiente de Cascais).

A Microsoft junta-se também a este projeto, disponibilizando uma ferramenta tecnológica que dinamiza a rede de organizações do Pacto para a Conciliação, optimizando a partilha de práticas e a monitorização do processo desenvolvido em cada organização.

Importa salientar que, neste âmbito, o Compete 2020 lançou este ano duas linhas de financiamento para apoiar PME e a Administração Pública central na implementação e certificação deste sistema de gestão, com uma dotação total de 31,5 milhões de euros.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.